Ação Color ADD realizada com as turmas do 3.º ano na escola Básica.
ENCONTROS EDUCATIVOS DA BEIRA BAIXA 2023
2º Encontro – Cidadania e Desenvolvimento
O Agrupamento foi representado pela direção nas pessoas de: Diretor António Paralta, adjuntos Cristina Rodrigues e Jorge Cameira e pela docente Carolina Longo. O docente Jorge Cameira, enquanto coordenador da EECE, fez uma comunicação subordinada ao tema “Operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola no AERS”.Atividades de encerramento do ano letivo 2022/2023
Final de ano letivo, com muitas atividades e enorme adesão por parte dos alunos e encarregados de educação e respetivo almoço convívio.Visita a Lamego
Pois é! Um pequeno momento de lazer sabe sempre bem. Foi o que aconteceu no dia 3 de junho. Uma deslocação a Lamego, com visita a alguns pontos de interesse. Como é óbvio, a Sé Catedral e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, fizeram parte do roteiro. E as 618 degraus também. Para a quase totalidade dos participantes, só a descer, mas nos dois sentidos para as mais corajosas. Nisto do lazer, a parte gastronómica também faz parte do programa. E, por acaso, o repasto até correu muito bem. De tal maneira bem que terá sido o principal responsável por não se cumprir todo o programa previsto. Uns insignificantes 15 minutos de atraso, levaram a que não fosse possível estar a tempo na visita guiada às Caves Murganheira. Sim, porque em Portugal também se fazem grandes champanhes, digo espumantes, para não ofender os franceses. A Igreja e Mosteiro de São João de Tarouca foram a última paragem. Para os que têm dúvidas sobre a monumentalidade da Igreja e da importância das ordens religiosas, uma visita ao local pode ser bastante esclarecedora. Sim, adivinharam. Chegou a hora do regresso. O autocarro cedido pela Câmara Municipal lá nos transportou até Penamacor. Algum cansaço? Sim. Com mais algum conhecimento? Também sim.Final Distrital de Xadrez
“No passado dia 09 de junho, realizou-se, em Castelo Branco, a final distrital da modalidade de xadrez, do desporto escolar (DE), no escalão de Infantis. A nossa escola esteve representada por 4 alunos, no escalão de Infantis A (Gabriel Pombo, Isaac Fernandes, Italo Caldas e Daniel Almeida), que obtiveram o 3.º lugar por equipas. No escalão de Infantis B, estiveram presentes dois praticantes (Dinis Cruz e Bernardo Martins), tendo o Dinis obtido o 3.º lugar na classificação individual. Fechou-se assim, este ano letivo, a participação dos praticantes de xadrez, do nosso Agrupamento, tendo-se somado a estes dois resultados o, também, 3.º lugar no escalão de Juvenis, do aluno Cuyler Duffin, já aqui reportado.” O responsável do Grupo Equipa de Xadrez do DE João PachecoSuporte Básico de Vida
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em colaboração com o projeto PES, realizou-se a atividade Suporte Básico de Vida, no dia 30 de maio, das 15.00h às 17.00h. A atividade foi organizada pela docente Catarina Martins e a coordenadora do PES, Mª José Cameira, tendo como público-alvo os alunos dos 9ºs anos e contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penamacor na pessoa de Paulo Putricas e Clara Lourenço. Na sessão foram abordados os seguintes temas: como agir em caso de emergência, como e em que situações comunicar para o 112, o que é o suporte básico de vida, a Manobra de Heimlich e como colocar a vítima em PLS (Posição Lateral de Segurança). Após a abordagem temática, com a apresentação de um PowerPoint e de pequenos vídeos, foi feita a demonstração prática dos vários temas apresentados a qual envolveu diretamente a participação dos alunos. Todos os alunos participaram com muito entusiasmo, tendo sido um momento de aprendizagem aprazível. Todos nós, direção, alunos e professores, deixamos aqui um grande agradecimento aos profissionais dos BVP supracitados e também ao Comandante Bruno Cunha, que possibilitou o nosso pedido, pela disponibilidade, simpatia e profissionalismo.Atividades do CCV – Ribeiro Sanches – CAUP
No dia 23 de maio de 2023, no âmbito das atividades do CCV – Ribeiro Sanches – CAUP, decorreu no anfiteatro da escola uma aula online dinamizada pelo Centro de AstroFísica da Universidade do Porto, subordinada aos temas “Ondas de luz e sua propagação, e Fenómenos óticos”. Participaram nesta atividade os alunos das turmas do 7.ºe 8.ºanos.CONCURSO DE IDEIAS – VILA VELHA DE RÓDÃO
Foi em Vila Velha de Ródão que alguns alunos do 10º ano -Gonçalo, Érica, Alexandra, Francisco e Rodrigo- apresentaram as sua ideias, num concurso promovido pela CIMBB. Perante um júri, convidados, colegas e professores, os nossos alunos fizeram acontecer… E quem expõe, expõe-se! Por isso, o ganho foi significativo. Por isso, estão de PARABÉNS!Dia da Europa – 9 de maio de 2023
Final distrital de xadrez (desporto escolar)
No dia 03 de maio realizou-se, no nosso Agrupamento, a já habitual final distrital de xadrez (desporto escolar), referente aos escalões de iniciados e juvenis. Nesta salutar modalidade do desporto escolar (DE), o nosso Agrupamento esteve representado, no escalão de juvenis, por três alunos do 10.º ano de escolaridade, nomeadamente, os alunos Gonçalo Leitão, Ronny Chen e Cuyler Duffin. Tendo alcançado resultados meritórios, saliente-se o 3.º lugar alcançado pelo Cuyler. No dia 09 de junho terá lugar, em Castelo Branco, a final distrital do escalão de infantis, na qual o nosso Agrupamento estará representado por cerca de 10 alunos, entre o 3.º e 7.º anos de escolaridade.” O responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez do DE João Pacheco‘Laço Azul’ – Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Concentração do escalão de Infantis B a decorrer no Pavilhão Municipal do Fundão.
Prova de Multiatividades no Circuito de Manutenção do Tortosendo
Ações de Sensibilização
25 de abril – Dia da Liberdade
Abril, mês da prevenção dos maus tratos infantis
Associação de Pais e Encarregados de Educação
No passado dia 14 de abril, no auditório da Escola Ribeiro Sanches de Penamacor, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor – APEEAERSP – tomou posse perante alguns membros da comunidade educativa. Os membros da APEEAERSP prometeram cumprir as suas funções, no âmbito dos respetivos cargos, durante o próximo biénio. No final a Presidente da Associação proferiu um discurso onde agradeceu a presença de todos, o apoio e confiança depositados nesta equipa e prometeu dar voz ativa a todos para que possam participar na construção de uma escola melhor, apelando ainda a todos os Pais e Encarregados de Educação uma participação mais ativa na vida escolar dos seus educandos.Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2023 – Fase Regional
As Olimpíadas Portuguesas da Geologia (OPG), organizadas pela Sociedade Geológica de Portugal, com a colaboração do Centro de Ciência Viva do Lousal, decorrem anualmente e visam apurar três alunos do 11.º ano de escolaridade, inscritos na disciplina de Biologia e Geologia, para participarem nas Olimpíadas Internacionais de Geologia. Terminada a Fase Escolar das OPG 2023, decorreu no passado sábado, dia 01 de abril, a Fase Regional, no Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, onde estiveram representadas cerca de 40 escolas da região centro. O nosso agrupamento foi representado pelas alunas Beatriz Penedo e Maria Beatriz Luzio, e, aguardando os resultados, desde já os nossos agradecimentos às alunas por mais esta participação nas OPG, com votos de sucesso futuro nos seus percursos escolares.Encontros Educativos BB 2023 – 31 março 2023
Easter Bonnet Parade
Atividades do Pré-Escolar
Dia do PaiModalidade de Badminton
Os alunos Tiago e Micael Almeida, do escalão de iniciados estão a representar o nosso Agrupamento em Proença-a-Nova na Final Distrital.SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO BÁSICO
Os alunos Ângelo Ramos, Beatriz Cortinhas, Leonardo Mendes e Miguel Justino, do 9ºA, participaram como deputados na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu a 21 de março no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. O debate foi sobre o tema «Saúde Mental nos Jovens. Que Desafios? Que Respostas?» e envolveu 15 escolas do distrito de Castelo Branco. O desempenho dos representantes do AERSP foi exemplar. O professor Coordenador, Luis AlmeidaVisita de estudo à ilha de São Miguel (Açores)
As visitas de estudo são atividades curriculares, decorrentes do Projeto Educativo de Agrupamento e enquadráveis no âmbito do desenvolvimento do Projeto Curricular de Agrupamento, sendo estratégias do processo de ensino e aprendizagem que permitem fazer a ligação da escola à vida real e às comunidades, constituindo um importante meio, quer de concretização de motivações, aprendizagens e competências, quer no âmbito das disciplinas ou de áreas extracurriculares, assumindo um caráter interdisciplinar. Têm como finalidade consolidar aprendizagens, desenvolver/complementar conteúdos, desenvolver técnicas de trabalho e motivar para o estudo e para a investigação. Com base nestes pressupostos, teve lugar, entre os dias 11 e 14 do mês de março, uma visita de estudo à ilha de São Miguel (Açores), iniciativa do Clube de Ciência Viva Ribeiro Sanches, clube que desenvolve a sua atividade no nosso Agrupamento. O grupo foi constituído por 18 alunos do 12.º ano de escolaridade (vertentes CT e LH), acompanhados por dois professores. Para a realização desta visita também é de louvar o apoio proveniente das juntas de freguesia de residência dos alunos envolvidos, mediante contribuições financeiras, as quais também foram responsáveis por ter sido levado a bom porto esta enriquecedora jornada com os nossos alunos, deixando aqui, por este meio, um nosso agradecimento a todo o auxílio prestado, o qual se revelou imprescindível para a boa execução deste projeto. A visita desenrolou-se por quatro intensos dias, com visitas, tanto de carácter ambiental/geográfico, como de carácter mais técnico/científico, salientando-se, no primeiro caso, as visitas à Fábrica de Chá de Porto Formoso (Chá Gorreana), Parque “Terra Nostra” (Furnas), termas da Ferraria, e visitas às belas lagoas da ilha (Sete Cidades, Fogo), onde foram feitas algumas caminhadas. Quanto a visitas mais de índole técnico/científica, registe-se a visita à central geotérmica da Ribeira Grande, responsável por importante contributo para a produção de energia elétrica recorrendo a fonte renovável, visita ao centro de Aquisição de Dados (CAD) do Centro Vulcanológico e Sismológico da Universidade dos Açores (CIVISA) e ainda uma manhã passada na Faculdade de Ciências e Tecnologias (laboratórios de Química), da Universidade dos Açores (UAc), onde foram ministradas duas interessantes palestras. De salientar, que todos os intervenientes nesta visita de estudo consideraram-na muito positiva e deveras enriquecedora, em vários aspetos, tendo-se desenrolado sem incidentes, em todas as fases da sua execução, sendo sempre de realçar a atitude e comportamento exemplar dos alunos, assim como a relação entre estes e com os professores responsáveis.João Pacheco e Lino Laranjinha
Pequenos botânicos seguidores de Ribeiro Sanches, que resultou de um trabalho de campo feito pelos alunos da AEC de artes para assinalar o dia do Patrono
Badminton
Mais um dia de competição de Badminton no escalão de iniciados. Esta é a segunda competição e define o apuramento para a final distrital em Proença.Orçamento Participativo das Escolas
Dia do Patrono (7 de março) – António Nunes Ribeiro Sanches
Visita de e11.º ano visitou a cidade do Porto
No dia 17 de fevereiro, os alunos e alunas do 11.º ano, acompanhados/as pelas professoras Ana Barata e Lurdes Pinho, realizaram uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de História A e Português. A parte da manhã foi ocupada com a visita guiada à antiga Cadeia e Tribunal da Relação, durante a qual foi possível conhecer factos biográficos e visitar lugares emblemáticos da vida de Camilo de Castelo Branco, autor do romance Amor de Perdição. À tarde, depois do grupo ter experimentado a francesinha – num dos cafés emblemáticos da cidade do Porto, Café Piolho d’Ouro – , foi a vez do Museu da Cidade – extensão do romantismo. Durante uma hora, os alunos e alunas percorreram os corredores de uma casa de campo do século XVIII -na Quinta da Macieirinha – e observaram objetos que possibilitaram imaginar hábitos e costumes desse tempo histórico. No final, ainda houve tempo para uma visita à zona ribeirinha da cidade. Todos foram unânimes em afirmar que foi uma visita de estudo «bastante educativa e interessante» e que, segundo a opinião do aluno Diogo Campos, «Devíamos repetir».Exercício de Evacuação – Dia da Proteção Civil
Celebrou-se no dia 1 de março de 2023, o Dia Internacional da Proteção Civil, a fim de alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.CARNAVAL 2023
COMUNICADO
Serviços Mínimos
Exmo.(a) Senhor (a) Encarregado de Educação do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches No que concerne à adoção de serviços mínimos para as greves de docentes anunciadas para os dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro, para vossa informação, transcrevemos o teor da mensagem do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares: O Colégio Arbitral, reunido para apreciação do pedido de prestação de serviços mínimos a cumprir pelos trabalhadores docentes nos dias 16, 17, 20, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2023, deliberou fixar os seguintes serviços mínimos: «Pessoal docente e técnicos superiores: A – Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Prestação de 3 horas educativas (Pré-escolar) ou letivas (1.º Ciclo) diárias, com termo no período de refeição (abertura do refeitório); Garantia dos apoios às crianças e alunos que beneficiam de medidas seletivas e adicionais previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva; Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para as crianças e os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais; Garantia dos apoios às crianças e alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situações mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar; Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional das crianças e alunos, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens. B – 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário: Prestação de 3 tempos letivos (aulas) diários, por turma, garantindo semanalmente a cobertura das diferentes áreas disciplinares/disciplinas/componentes de formação do currículo; Garantia dos apoios aos alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva; Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais; Garantia dos apoios aos alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situações mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar; Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional dos alunos, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens. C – Meios: Aqueles que forem estritamente necessários ao cumprimento dos serviços mínimos descritos, escola a escola adequados à dimensão e ao número de alunos que a frequenta. Docentes: 1 por cada grupo/turma na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo. 1 por cada aula/disciplina[1] nos restantes ciclos de acordo com os serviços mínimos acima identificados. 1 docente ou técnico por apoio, de acordo com a especialidade[2], aos alunos que carecem das medidas acima identificadas nos diferentes ciclos de ensino.» Consigna ainda o acórdão que, «nos termos do artigo 398.º n.º 6 da LTFP, “Os representantes dos trabalhadores devem designar os trabalhadores que ficam adstritos à prestação dos serviços referidos (…) até 24 horas antes do início do período de greve, e, se não o fizerem, deve o empregador público proceder a essa designação.”» Nestes termos, a Direção de cada Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada deverá tomar as medidas necessárias, em termos de distribuição de serviço, com vista a assegurar o cumprimento destes serviços. [1] Solicita-se que cada turma tenha 3 horas de aula por dia. O que equivale a 3 aulas de 45 minutos (há escolas onde os tempos são de 50 minutos) ou a uma aula de 90 minutos + outra de 45 minutos. Se estas três aulas forem de disciplinas diferentes serão necessários 3 professores – exemplo: um de matemática (45’), outro de português (45’), outro de ciências (45’). Se forem só duas disciplinas (só serão necessários dois professores – exemplo: 1 de matemática (90’) + 1 de português (45’). [2] Se o apoio ao grupo de alunos é de terapia da fala será necessária a presença de um terapeuta da fala. Se o apoio é de psicologia será necessária a presença de um psicólogo. Neste sentido, a Direção do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor tomou as medidas necessárias, em termos de distribuição de serviço, com vista a assegurar o cumprimento destes serviços, a saber: I – Pessoal docente e técnicos superiores- – Garantia dos apoios aos alunos que beneficiam de medidas seletivas e adicionais previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho;
- – Garantia dos apoios terapêuticos prestados nas escolas e pelos Centros de – Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais;
- – Garantia dos apoios aos alunos em risco ou perigo sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e aos alunos em situações mais vulneráveis, em especial perigo de abandono escolar;
- – Garantia da continuidade das medidas em curso que visam apoiar o bem-estar social e emocional dos alunos, no âmbito do Plano 21|23 Escola+ – Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens.
- – Garantia do serviço de portaria (vigilância e controlo de acessos) dos estabelecimentos escolares;
- – Garantia da disponibilização das refeições;
- – Garantia da vigilância e segurança das crianças e alunos no espaço escolar e nos locais de refeição.
DESFILE DE CARNAVAL – 2023
ECO ESCOLA -> 2021 – 2022
Ação de Sensibilização – Violência no Namoro
Competição de iniciados na modalidade de Badminton na E. B. Serra da Gardunha no Fundão
“Capacitação Digital das Escolas: da Visão às Práticas” – 8 fevereiro 2023 – Viseu
Plantação de árvores na Ermida da Senhora da Póvoa
Com o patrocínio da Junta de freguesia de Vale da Senhora da Póvoa, procedeu-se, durante a manhã de 10/02/2023, à plantação de árvores no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Póvoa com a participação dos alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Penamacor.Os 53 alunos, sensibilizados para a importância desta atividade, participaram, com grande entusiasmo, na plantação e rega de 60 árvores de diferentes espécies: olaia, liquidâmbar e lódão-bastardo. De seguida, cada árvore foi “batizada” com o nome de um aluno, através de uma etiqueta elaborada nas aulas. Cada aluno escolheu uma das árvores plantadas e colocou aí a etiqueta com o seu nome, tornando-se, deste modo, “padrinho” dessa árvore. Pretende-se que cada um acompanhe, no futuro, através de visitas ao local, o crescimento da “sua” árvore.Por fim, os alunos, e docentes que os acompanharam, foram brindados com um apetitoso lanche saudável que a Junta de Freguesia gentilmente ofereceu. A Escola Básica e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor agradecem à Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa este dia tão diferente e enriquecedor para nós. O nosso Bem Haja!Workshop – Faz acontecer o teu percurso
Dia Mundial da Paz
2 Février – Histoire de la Chandeleur et des Crêpes
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
CLDS 4G – Penamacor
Violência no Namoro
As Janeiras – Tradições de Janeiro
As Janeiras são uma tradição antiquíssima, formam-se grupos pequenos de pessoas ou com dezenas de elementos, que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central da Vila ou da Aldeia, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Nos grupos de “janeireiros”, as melodias são acompanhadas por instrumentos tradicionais melódicos e de precursão como, pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão, viola, pandeiretas, reco.reco, adufes……. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e na Beira Baixa. “Nesta altura juntam-se os amigos que vão cantar as janeiras a casa dos vizinhos. Antigamente recebiam filhoses, vinho e outros artigos que as pessoas possuíam”, conta António Manuel Pereira, presidente da Federação de Ranchos Folclóricos da Beira Baixa. No entanto, cantar as janeiras ainda se faz um pouco por todo o País. As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano.Écoles ambassadrices du Parlement européen 12/01/2023
Dia da Internet Segura 2023
Atividades de Patinagem e Ori Reis
Jantar de Natal 2022
BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO
Workshop/Formação CCV
Fotos da atividade “Programação com Arduino”, lecionada pelo Prof. Rogério Dionísio da EST do IPCB, inserida no Plano Programático do CCV Ribeiro Sanches, que decorreu durante os meses de outubro e novembro com empenho, interesse e dedicação dos intervenientes. Lino Laranjinha (professor 510)Clube Ciência Viva Ribeiro Sanches
Inserida nas atividades do Clube Ciência Viva Ribeiro Sanches e no âmbito da parceria do CCV com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto decorreram no dia 22 de novembro as palestras/aulas online subordinadas aos temas “Astronomia de Carne e Osso” e “Energia nos Átomos” direcionadas aos alunos dos 7º e 10º/11º anos, respectivamente. As palestras foram ministradas pelo Professor Ricardo Cardoso Reis, através do Planetário do Porto- Centro de Ciência Viva. Os alunos foram acompanhados pelos respectivos professores. Lino Laranjinha (Professor 510)O 4º ano expõe as suas “Histórias folheadas”
Apelar ao uso dos recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente é uma das aprendizagens essenciais planificada transversalmente e inscrita na planificação de cidadania. A importância de desenvolver a escrita e promover a criatividade desde tenra idade leva-nos a desenvolver atividades que se constituem como ferramentas de grande valor na formação da identidade e dos valores de todas as crianças. “A família folha” é um conjunto de ideias compiladas em história onde podemos escrever, ler, brincar, imaginar, rimar e até contar. Após uma recolha de materiais da natureza a mente viaja sempre por inúmeras personagens que nos fazem sonhar histórias. As histórias encantam e nunca terão um fim. Escrevemos histórias porque gostamos de aprender. Venham ler as nossas histórias. António RicoComemoração Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens
20 de novembro de 2022
Inseridas na Comemoração Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens e tendo como objetivo sensibilizar os jovens para a problemática da igualdade de género, o AERSP e a CPCJ de Penamacor, num trabalho colaborativo, proporcionaram aos alunos dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário ações de sensibilização sobre a temática “Igualdade de Género”, nos dias 21 e 28 de novembro. As ações foram dinamizadas pela Associação Amato Lusitano, Resposta de Apoio Psicológico (RAP). Foram momentos de discussão saudável e de esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos, que participaram com interesse no debate.Autocarro “CREATIVITY”
Os alunos do 6º ano das turmas A e B, nesta segunda-feira dia 14 de novembro foram convidados a demonstrar a sua engenhosidade, destreza e criatividade no Autocarro “CREATIVITY”. Durante 70 minutos todos os alunos foram desafiados a CRIAR construindo de forma lúdica e colaborativa vários projetos, explorando, manipulando materiais de engrenagem, máquinas, berlindes, tubos de vento, sistema de stopmotion nas várias zonas (mecânica, vento, eletricidade e luz) existentes. Todos os alunos se envolveram ativamente e de forma motivada nos vários projetos, que de uma forma interdisciplinar, englobando desde a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte, a matemática e a cidadania se foram evidenciando ao longo da experiência. De referir que a organização e o trabalho de grupo esteve sempre presente, tendo o espaço ficado pronto para que “outros” o pudessem utilizar.“Magusto Escolar na Escola Básica de Penamacor
Realizou-se no dia de S. Martinho, 11/11/2022, o tradicional Magusto Escolar da Escola Básica (EB) de Penamacor. Este ano a organização esteve a cargo da EB e da equipa do CLDS 4G Penamacor Inclusivo, com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Penamacor. Foi um momento de alegria partilhado por todos e contou com o encontro intergeracional das crianças e de cerca de 40 idosos que vieram à escola partilhar experiências e recordar os seus tempos de meninice. Houve atividades realizadas por ambos os grupos e, claro, não faltaram as saborosas castanhas assadas. Ao CLDS 4G Penamacor Inclusivo e à Junta de Freguesia de Penamacor, o nosso BEM HAJA!”Dia Mundial da Bolota: 10 de Novembro
O Dia Mundial da Bolota assinala-se a 10 de Novembro e tem como principal objetivo a união de esforços com vista à recuperação da nossa floresta autóctone, envolvendo ativamente escolas e outras instituições em atividades de Educação Ambiental. Mais uma vez, os alunos e professoras do Clube Europeu, em parceria com a EEPE, deram azo à imaginação e realizaram um interessante trabalho.Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis comemora-se anualmente a 8 de novembro nos estados membros da União Europeia. Esta data foi lançada pela Comissão Europeia com o intuito de incentivar a uma alimentação saudável nas crianças, para travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa pois é na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar, na União Europeia, tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso têm maior propensão a conservá-lo na idade adulta e maior probabilidade de se tornarem obesos. No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, como a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis ao almoço, os alunos puderam degustar bolos saudáveis à sobremesa, na cantina da escola. Estas sobremesas saudáveis foram confecionadas por membros da equipa do PES. Os professores também puderam saborear os mesmos na sua sala. Em anexo, partilhamos com todos as receitas dos bolos servidos, neste dia. Ficam aqui algumas sugestões para a obtenção de Bons Hábitos Alimentares 1 – Aumente a ingestão de líquidos Ingera líquidos diariamente, não somente água, mas também sucos naturais, alimentos ricos em água, entre eles, alface, pepino, aipo, tomate, rabanete, couve-flor, melancia, morango, brócolos e melão. 2 – Dê preferência a alimentos naturais Quanto mais natural for seu prato, menor será a ingestão de conservantes e outros aditivos químicos que inflamam o organismo. 3 – Coma mais frutas Abuse da variedade de frutas pois são boas em ricas em vitaminas, minerais, fibras e muitos outros nutrientes responsáveis pelo bom desempenho das funções do organismo. Devem ingerir fruta, pelo menos, duas vezes ao dia. 4 – Aumente o consumo de vegetais Os vegetais também são muito benéficos à saúde e por isso são adotados como bons hábitos alimentares. 5 – Alimente-se a cada três horas Um erro muito comum das pessoas é passar horas em jejum, este é um hábito nada saudável, pois os alimentos funcionam como um combustível para o nosso corpo. O recomendado é comer de 3 em 3 horas e sempre ter um lanchinho saudável por perto. 6 – Não desperdice os alimentos No mundo em que vivemos, aplicar a sustentabilidade nos hábitos alimentares é essencial para a garantia de um futuro melhor, por isso, aproveite ao máximo os alimentos como cascas, polpas e sementes que trazem grandes nutrientes. As frutas e certos tipos de legumes podem ser consumidos com casas, enquanto as sementes torradas e transformadas em farinha podem ser usadas no preparo de bolos e pães. A Coordenação do PESClube de Leitura «A malta da 19»
Spy x Family, de Tatsuya Endo
Os alunos e as alunas do 9.ºA leram, durante o mês de outubro, o primeiro volume do mangá Spy x Family, de Tatsuya Endo, no âmbito da disciplina de português. A turma foi unânime em considerar este livro muito marcante. Na verdade, a leitura deste mangá torna-se muito atrativa, porque as ilustrações têm um traço realista que ajudam a visualizar a ação. Por outro lado, o facto de se ler da direita para a esquerda é igualmente uma experiência não só enriquecedora, como também única. No entanto, todos e todas partilham a opinião de que há momentos da história pouco verosímeis, como, a construção de uma família em dois dias. Mas, mesmo assim, vale a pena ler.
Santorinho
HALLOWEEN
Escola Embaixadora – 2021 / 2022
Saúde Mental nos Jovens
Grupo de Teatro Quebra_Gelo
Retomámos as atividades do grupo de teatro Quebra_Gelo. Ainda vais a tempo de participar. Basta apareceres na sala ao lado da biblioteca escolar às 3.ª feira e 6.ª feira, das 12:25 às 13:20. «A quebrar, a quebrar , continuamos a representar.Informações
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O instrumento – Gaita-de-Fole
No dia 7 de outubro no âmbito da comemoração do dia Mundial da Música, esteve na nossa escola, Jorge Lira. Jorge Lira é arquitecto pela faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1985-1991) O seu trabalho de investigação, pesquisa, construção e inovação sobre as Gaitas de Fole foi reconhecido e galardoado na Gala da Inovação da Universidade do Porto em 2016. Jorge Lira, apresentou no auditório da nossa escola, a Gaita de Fole, a sua história e executou pequenas melodias da música tradicional para os alunos do 5ºB e 6ºB e respetivos professores acompanhantes.Comemoração do dia Mundial da Música na Escola Básica de Penamacor
Na AEC- oficina de artes, dinamizada pela São José estão expostos no átrio do centro escolar, trabalhos realizados pelos alunos da EB de Penamacor. A partir de material reciclável, como cartão, caricas, latas, paus de espetada, e pratos de cartão, os alunos construíram: castanholas, pandeiretas, tambores, maracas, realejo de boca e tambores chineses. Para além da sensibilização para a reutilização de materiais a atividade assinala o Dia Mundial da Música com o objectivo de sensibilizar os alunos para a importância desta área artística no seu percurso escolar.Dia Mundial da Música
Caminhada no Dia Europeu do Desporto na Escola
Abertura do Ano Letivo 2022 – 2023
O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), recebeu a cerimónia de abertura do ano letivo 2022/2023, que decorreu em dois momentos, primeiro no Centro Escolar e depois na sede do AERS.Promoção da Leitura
No 3.º período, os alunos e as alunas do 12.º ano dirigiram-se a outras turmas do agrupamento (do 6.º ano ao 11.º ano) para realizar uma atividade de exposição oral, através da qual apresentaram o projeto de leitura (que realizaram durante o ano letivo), com o objetivo não só de promover o gosto pela leitura, como também serem modelo para a concretização deste exercício, contemplado nas aprendizagens essenciais da disciplina de português – domínios da educação literária e da oralidade. Os/as estudantes assistiram com muito interesse, colocando questões sobre o processo de construção do trabalho, e foram unânimes em considerar que esta partilha entre colegas é uma iniciativa a continuar nos próximos anos letivos. Por outro lado, trata-se também de uma atividade que vai ao encontro dos objetivos preconizados pela tutoria (na medida em que são os alunos e as alunas do 12.º ano que contribuem para as aprendizagens dos/as que estão em outros níveis de ensino).Visita de Estudo
Realizámos nos dias 6 e 12 de maio as visitas de estudo com as turmas do 11º e 12º anos às empresas Brisa Portugal e Sonae respetivamente. Com estas atividades, damos por concluída a 6ª edição do projeto de Educação para a Cidadania e Empreendedorismo realizado em parceria com a organização Junior Achievement Portugal (integrado no PIICIE 2.0). Ambas as visitas foram uma experiência incrível, abriram perspetivas e foram muito profícuas! Alcançámos os principais objetivos do programa Braço Direito (concebido pela JAP e implementado pela primeira vez em Penamacor com os nossos alunos do ensino secundário) e sobretudo proporcionámos um dia diferente de aprendizagem, onde os alunos puderam descobrir de perto como funciona o mundo do trabalho e dos negócios de grandes empresas; onde puderam experienciar e ver como se relacionam as diversas carreiras universitárias e profissionais; onde puderam esclarecer dúvidas e satisfazer curiosidades; e por fim onde puderam perceber qual o tipo de formação e as competências que deverão desenvolver para realizarem com êxito o seu caminho ou a profissão que ambicionam no futuro.Os Sons da Horta ilustrados pelos alunos do 2ºano da EB1
Iniciámos a atividade com a audição do podcast Os Sons da Horta, produzido com a colaboração da professora de Educação Musical do AERS, Cristina Rodrigues. Os alunos aprenderam o que é o timbre e identificaram os sons que ouviram: a enxada a cavar, a água a regar e o sons dos pássaros quando se está a descansar à sombra da oliveira. Seguidamente, fomos para o pátio da escola e observou-se a oliveira, o tronco que já é muito grosso pelo que a oliveira já tem muitos anos, observaram as folhas e o fruto (a azeitona). A seguir, fomos visitar a horta da escola e observámos as alfaces e os tomateiros. Seguidamente, já na sala, os alunos ilustraram os “Sons da horta”. Os desenhos ficaram muito bonitos!!! Prof. Carminda PereiraEmpreendedores para a promoção da leitura
Clube de Leitura do 6º B
Os alunos Rafael Rolo e Tomás Próspero, alunos que integram o clube de leitura do 6B, tomaram a iniciativa e dinamizaram tres sessões de leitura para os alunos que frequentam a EB1.Muito nos sensibiliza que tenham decidido “adotar” o PIICIE como seu parceiro nesta aventura de promoção da leitura.O Rafael e o Tomás tiveram o cuidado de escolher e preparar 3 histórias.Foram elas: A casa da Mosca Fosca dirigida aos alunos do pré-escolar, com dinamização de atelier de desenho, o Olharapo, dirigida aos alunos do 1º e 2º e A Rita encolheu e agora?, dirigida aos alunos do 3º e 4°. Todas as leituras foram cuidadosamente preparadas e foram muito bem exploradas junto da comunidade escolar. Esta atividade foi muito elogiada por todos os professores e foi assumida como uma excelente prática positiva para a dinamização dos clubes de leitura. Aos professores que aceitaram a atividade proposta pelo Rafael e pelo Tomas aqui fica o nosso reconhecimento. Ao Tomás e ao Rafael aqui ficam os nossos parabéns pela iniciativa e votos de muito sucesso e boas ideias para o clube de leitura!Ao agrupamento, muitos parabéns, por terem alunos tão empreendedores e motivadores na promoção do sucesso escolar!Xadrez
No passado dia 08 de junho, realizou-se, em Castelo Branco, a final distrital de xadrez, no escalão de infantis (A e B).Participaram seis alunos do nosso Agrupamento, nomeadamente no escalão A, Gabriel Pombo, Isaac Fernandes e Joel Azevedo (4º ano), e Jonas Cerdeira (5º ano), enquanto no escalão B, participaram os alunos Bernardo Almeida e Diniz Cruz.Os nossos jovens xadrezistas obtiveram bons resultados, em ambos os escalões, com destaque para o 2º lugar do Bernardo Almeida (Infantis B) e o 9º lugar do Gabriel Pombo (Infantis A). João Pacheco (responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez, do Desporto Escolar)– – – – – – – – – – – – – – – – – – –
O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor irá promover mais uma edição do projeto “Academia Explorar e Aprender – Experimentação e Reforço de Conhecimentos” que consiste na realização de atividades no âmbito educativo, desportivo, cultural, artístico, tecnológico e científico, durante o período de férias de verão.Trabalhos expostos elaborados pelo alunos.
Expressividade Tímbrica
“O Pedro e o Lobo na serra da Malcata”-música de Serguei Prokofieve
No dia 6 de junho, na aula de Educação Musical o aluno Augusto Lopes da turma do 6ºB apresentou o seu trabalho individual “Expressividade Tímbrica – O Pedro e o Lobo na serra da Malcata”em colaboração com a Eng. São José de Brito, colaboradora do Plano de Combate ao Insucesso Escolar do município de Penamacor (PIICIE 2.0). Esta apresentação, em sala de aula, permitiu uma melhor aprendizagem do conteúdo, supra citado, de forma mais lúdica, promovendo o sentido estético/criativo e despertar o gosto pela música e pelas artes em geral.
Calendarização da Componente Oral dos Exames Nacionais de Línguas Estrangeiras – Fase 1
Registo fotográfico da observação do universo com telescópios escolares.
Observação do universo com telescópios escolares
Convidamos V. Exª a desfrutar de uma noite diferente na companhia de astrônomos do Centro Astrofísica da Universidade do Porto e aproveitar para observar o céu noturno através de telescópios escolares, no próximo dia 8 de junho de 2022 pelas 21h30 na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Uma iniciativa do clube de Ciência Viva do AERS. Traga a família e amigos.Lancei os dados… Criei uma história!
Lancei os dados… Criei uma história!.. é o título da produção final de um trabalho produzido na disciplina de português, na turma de 4ºano sob a orientação pedagógica da profª Fátima Graça, e que resulta na apresentação de um livro de novelas gráficas pedagógicas. Este livro vem constituir-se como uma estratégia de promoção da leitura e escrita criativa, desenvolvida pelos alunos. Com recurso a dados com diversos pictogramas, os alunos foram desafiados a lançá-los e a partir das combinações apresentadas, foi possível imaginar e criar histórias. Os pictogramas são, desta forma, os elementos que constituem a narrativa criada (personagens, local, tempo, ação…). Os principais objetivos desta iniciativa foram fundamentalmente promover a dinamização de momentos desafiantes de trabalho de grupo e estimular a criatividade na produção literária. A par destes propósitos a execução desta atividade constitui-se, ainda, como uma medida diferenciada e orientada para a promoção do sucesso escolar, promoção da inclusão escolar e prevenção do abandono escolar precoce, medidas estas preconizadas nos princípios orientadores do PIICIE 2.0. Consiste igualmente numa medida enquadrada no plano 21|23 Escola+, no domínio de atuação: Leitura e Escrita – ação específica 1.1.3, Diários de Escrita, do AERS de Penamacor.Dia da Criança – 1 de junho
Para assinalar o dia da criança, o PIICIE do município de Penamacor ofereceu, aos alunos do 1º ciclo, um caderno com ilustração da autoria do aluno do 3º ano Tomer Chen.É uma ilustração que resulta das dinâmicas pedagógicas que foram implementadas aquando da visita de estudo que o professor António Rico, do 3º ano, organizou à zona histórica de Penamacor, e que resultou numa mostra coletiva de ilustrações subordinadas ao tema “Passos do Passado”.Por se tratar de uma ilustração elaborada por um aluno de nacionalidade Israelita, torna-se deveras interessante toda a contextualização urbanística e arquitetónica que ele consegue reproduzir a partir da observação de um território que é novo no seu quotidiano. Nesse enquadramento, como forma de divulgar práticas pedagógicas diferenciadas o Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar do município de Penamacor entendeu adaptá-lo como capa de um caderno para registar as aprendizagens essenciais que os alunos vão consolidando na disciplina de estudo do meio, domínio Sociedade/Natureza/Tecnologia.Dia Internacional dos Museus – 18 de maio
E foi assim. Os alunos das turmas do 10º A/B e dos 9º A e B visitaram o Museu Dr. Mário Pires Bento, em Meimoa, desta maneira assinalando o Dia Internacional dos Museus, numa atividade dinamizada pelos técnicos do Museu Municipal de Penamacor. Instalado num antigo lagar, devidamente adaptado para o efeito, nele podemos encontrar o lagar propriamente dito, que conserva quase tudo o que diz respeito ao processo de extração do azeite. Há também um espaço dedicado ao ciclo do pão, outro ao do vinho e ainda outro dedicado à etnografia e arqueologia. A grande maioria do património existente foi oferta do Dr. Mário Pires Bento. A este espólio juntaram-se mais algumas peças doadas por outros particulares. Os museus são espaços dinâmicos e neles se preserva a nossa memória coletiva. Desta maneira, é muito importante que os nossos jovens conheçam as suas raízes, através dos testemunhos do passado. Assim, talvez lhes seja mais fácil compreender o presente e enfrentar o futuro, pois os museus também abrem perspectivas sobre os processos de mudança a que as sociedades estão sujeitas. Pelo que foi dado observar, o interesse foi generalizado e todos saímos mais ricos.Alunos do 6º ano tiveram uma aula diferente
Os alunos do 6º A e B tiveram uma aula de exterior na Quinta da Baságueda, no dia 26 de maio, onde puderam contactar com a natureza “com todo o seu esplendor” (Rafael Rolo). Na aula de exterior, da responsabilidade de História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Oferta Complementar e Cidadania e Desenvolvimento, proporcionada pela Dr.ª Marta Carvalho, os alunos compreenderam como é viver em plena harmonia com a natureza (Bernardo Martins), conhecer a fauna e a flora e viver em sociedade sem o mundo das tecnologias digitais (Margarida Leitão). Fica o registo fotográfico desta aula!Aula de Exterior no Museu Tavares Proença e Museu Cargaleiro
No passado dia 24 de maio os alunos de educação especial do AERS acompanhados pela Professora Sandra Rico e pelos técnicos do Plano de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Penamacor (PIICIE 2.0), deslocaram-se a Castelo Branco para participarem em duas atividades programadas e desenvolvidas no Museu Tavares Proença e no Museu Cargaleiro. As atividades foram planificadas tendo como objetivo a relação existente com o trabalho que se tem vindo a desenvolver no âmbito do atelier criativo “Bordar Aprendizagens” levado a efeito pelo PIICIE 2.0, no AERS, como medida diferenciadora de promoção do sucesso escolar. No período da manhã, os alunos tiveram oportunidade de visitar todo o Museu Tavares Proença Júnior, com especial incidência e atenção no espaço reservado às colchas de Bordado de Castelo Branco e à exposição temporária de Nadir Afonso. Os alunos puderam visualizar em pormenor os pontos característicos, as diferentes misturas de cores e adaptação do bordado à vida quotidiana, percebendo ainda que se trata de um importante ativo no crescimento da economia local. No período da tarde, os alunos visitaram o Museu Cargaleiro, onde puderam observar os trabalhos expostos pelo mestre, interagindo com o guia, onde evidenciaram os conhecimentos já consolidados nas atividades do atelier sobre a obra e vida do mestre. A atividade terminou com a participaram dos alunos no atelier de pintura de azulejos. Os alunos mostraram muito interesse e participaram ativamente, o que permitiu desenvolver a aquisição das aprendizagens de forma diversificada e em espaços não formais. Sandra Rico Gorete de BritoAula de exterior na Santa Casa da Misericórdia
Aula de exterior do 6ºB na Horta Pedagógica
Os alunos do 6º B, acompanhados pela professora de ciências Isilda Gonçalves, e em colaboração com a equipa multidisciplinar de combate ao insucesso escolar do município de Penamacor, tiveram oportunidade de aprender a identificar as plantas indicadoras do solo, que se podem observar na Horta Pedagógica do AERS. A aula de exterior foi preparada e “lecionada” pelo aluno Augusto Lopes e pela colaboradora do plano de combate ao insucesso escolar (PIICIE 2.0) Eng. São José de Brito.Permitiu observar as plantas existentes, e a partir da sua existência identificar os tipos de solo e os constituintes presentes no mesmo.A aula de exterior teve também como objetivo contribuir, para ajudar os alunos a desenvolver o raciocínio e também as aprendizagens promovendo nelas o espírito crítico e o desenvolvimento de competências promotoras do espírito de descoberta e de resolução de problemas. A utilização da Horta Pedagógica como espaço de aprendizagens fora da sala tem também o potencial de ajudar as crianças e jovens com dificuldades a nível comportamental e de aprendizagem. Equipa Multidisciplinar do PIICIE 2.0Dia Europeu dos Mar
O Dia Europeu do Mar celebra-se anualmente a 20 de maio. Este dia foi criado através da Declaração Tripartida Comum (da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu) que estabelece o Dia Europeu do Mar, a 20 de maio de 2008. O objetivo desta data é consciencializar para oportunidades e desafios que o mar traz nas áreas de inovação, investigação e cooperação. Por outro lado, pretende-se destacar a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares. É ainda uma oportunidade para as comunidades que vivem junto ao mar mostrarem o seu contributo. Também os nossos alunos do 1º e do 2º ciclo deram o seu contributo com desenhos ou interessantes trabalhos alusivos a este dia, em mais uma iniciativa do Clube Europeu/ Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.
Encuentro Nacional Escuelas Embajadoras del Parlamento Europeo
Encontro de alunos e professores portugueses e espanhóis a debater sobre a Europa.Dia da Europa – 9 de maio 2022
Plantação de uma árvore
PIICIE – Rubrica apontamentos sobre flora – Planta macela
Desporto Escolar – Provas de Atletismo
Caminhada Laço Azul
DESPORTO ESCOLAR/ 2ª CONCENTRAÇÃO DE MULTIATIVIDADES AO AR LIVRE
Ontem, dia 27 de abril realizou-se na nossa Escola o 2.ª Concentração de Multiatividades ao Ar Livre no âmbito do Desporto Escolar. A organização desta prova esteve a cargo do grupo de Educação Física da Escola básica e secundária Ribeiro Sanches e contou com a parceria do Clube de Orientação do Centro – núcleo de Penamacor, da Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos, os Bombeiros de Penamacor e a Casa de Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches.
O Grupo de Educação Física 2021/22