Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

Mensagem do Diretor

                                                   Dia do Patrono – 2021 

É a 7 de março que se comemora o dia do nosso patrono, Ribeiro Sanches e sempre que este dia calha num fim de semana, no nosso plano anual de atividades  transita para a sexta-feira anterior. Comemora-se, este ano, o trecentésimo (ou tricentésimo) vigésimo segundo ano do seu nascimento.

O dia do Patrono é um evento em que celebramos a nossa identidade e trata-se de um dia aberto à comunidade, em que mostramos as nossas atividades e projetos, homenageamos os nossos alunos, os professores e o pessoal não docente. Todos os anos o programa é vastíssimo e diversificado. Infelizmente, este ano, apenas o podemos celebrar online. Iremos passar um pequeno filme/retrospetiva de atividades dos últimos anos e alguns Podcast de “Poesia aos Pedacinhos” na Rádio Voz da Raia FM 87.7.

Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando além disso a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.

Vamos recordar e partilhar convosco um pouco da vida e obra do nosso patrono.

Nascido em Penamacor, faz parte do seu percurso académico na Guarda. Ruma a Coimbra e acaba por se licenciar em medicina, na universidade de Salamanca, aqui bem perto, na nossa vizinha Espanha.

Exerce medicina em Benavente mas, por motivos religiosos, ruma a Londres. Aí continua os seus estudos e, passado algum tempo, vai para Leiden, na atual Holanda.

Conhece o médico Boerhaave, com quem se aperfeiçoa no exercício da medicina. Por indicação deste é chamado à corte russa. Na Rússia exerce os mais diversos cargos, de onde se destaca o facto de ter sido o médico da coroa.

Já com 47 anos, regressa a Paris. Aqui é convidado para participar na construção da primeira enciclopédia, coordenada por Diderot e D’Alembert.

Este vasto e riquíssimo percurso não o impediu, no entanto, de ter passado por dificuldades financeiras, valendo-lhe uma tensa que lhe foi atribuída pela corte russa.

É assim. Frequentemente os génios passam por dificuldades e não lhes prestam a atenção e reconhecimento devido. Ribeiro Sanches escreveu sobre as mais diversas temáticas, da agricultura ao ensino, da política à medicina. Sempre procurou o conhecimento, o saber mais e sobre o que o rodeava. No entanto, o conhecimento, hoje tal como ontem, parece não ser tão valorizado socialmente como o deveria ser.

Recorde-se que Ribeiro Sanches, apesar de se corresponder regularmente por interposta pessoa com o Marquês de Pombal, este nunca o convidou a regressar ao seu país. No entanto, é provável que a reconstrução da baixa pombalina tenha ido beber algum dos seu reconhecido saber a uma das obras de Ribeiro Sanches, “Dos sítios mais sadios para fundar cidades”, em que o nosso Patrono discursa sobre como se deve projetar um aglomerado populacional. A este propósito, o patologista Manuel Sobrinho Simões considera-o o pioneiro da saúde pública, pois é o primeiro a associar as condições de salubridade à saúde.

Demasiado esquecido entre nós, há, no entanto, quem aprecie a sua obra e o considere um dos maiores vultos mundiais do século XVIII. Nomes maiores do conhecimento assim o consideram. Mencionemos apenas alguns dos que já passaram pelo Agrupamento para partilhar a sua admiração por Ribeiro Sanches: Fernando Augusto Machado, da Universidade do Minho, José Rosa, da Universidade da Beira Interior, e Manuel Sobrinho Simões, do I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

Este último, que em 2015 foi considerado o patologista mais influente do mundo, considera-o a sua figura de referência. E o entusiamo com que o partilhou, no dia 6 de março de 2020, é disso prova cabal. As suas palavras foram inspiradoras e motivaram-nos mais ainda para o conhecimento da vida e obra do nosso Patrono.

Por motivos sobejamente conhecidos, no presente ano não nos é possível assinalar o Dia do Patrono da maneira que ele merece. Queremos, ainda assim, deixar a mensagem que se impõe. No próximo ano, as condições hão de permiti-lo, tentaremos estar à altura da grandiosidade do nosso Patrono, assinalando a data do seu nascimento com a dignidade que lhe é devida.

Até lá, possa o extraordinário percurso de Ribeiro Sanches e a sua incessante inquietação do conhecimento servir de motivação para toda a comunidade educativa. Assim sendo, o sucesso educativo está garantido.

O Diretor

António José Temudo Paralta

                                                   

Tomada de Posse – Cerimónia

Tomada de Posse do Diretor

Hoje, dia 14 de junho, às 19:00h será a tomada de posse dos novos órgãos de direção do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches. A cerimónia será transmitida em direto na página do Município de Penamacor.

Pode assistir em direto através da página do Município de Penamacor no facebook.

https://www.facebook.com/municipiodepenamacor