Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

História

 

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor foi constituído no ano letivo 2003/2004, abrangendo atualmente desde o Ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário. Para além do ensino regular existem ainda os Cursos Profissionais no ensino secundário, os cursos de Educação e Formação no Ensino Básico. É constituído por 2 estabelecimentos de ensino da rede pública: a Escola Básica de Penamacor que inclui o 1º ciclo e 1 jardim-de-infância e que recebe todos os alunos do concelho destes níveis de ensino  e a Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches que inclui os 2º, 3º ciclos e secundário. Paralelamente, a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor oferece, também, um serviço de educação pré-escolar e de creche.

A sua área pedagógica inclui as freguesias de Aranhas, Salvador, Meimoa, Meimão, Benquerença, Vale da Sra. da Póvoa, Penamacor (sede do concelho) e as uniões de freguesias Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires e Águas, e também, Bemposta e Pedrogão de São Pedro. As mais distantes da sede do concelho, Penamacor, são Meimão e Salvador que distam respetivamente 20km e 15Km.

Os alunos são transportados diariamente para as respetivas escolas por carreiras organizadas sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Penamacor.