Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

Bem – Vindos !

EDITAL – Lista dos Candidatos Admitidos – Outros Concursos

1º Ciclo – Trabalhos sobre o Dia da Mãe

Xadrez – Campeonato Regional

No âmbito do desporto escolar (DE), realizou-se no dia 8 de maio, em Ílhavo, o Campeonato Regional de Xadrez, nos escalões de iniciados e juvenis.

Neste campeonato, que decorreu na escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, participaram, no escalão de iniciados, três alunos do nosso Agrupamento, nomeadamente, Bernardo Martins e Dinis Cruz (8ºB) e Bryan Azevedo (8ºA), tendo tido um comportamento meritório neste salutar evento.

João Pacheco

(responsável pelo Grupo-Equipa de Xadrez do DE)

Convívio intercambio transfronteiriço cultural entre escolas de Penamacor e as escolas de Rincón del Obispo e Portaje (Coria-Espanha)

50 anos do 25 de Abril

O Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches empenhou-se na comemoração do 25 de Abril, a exemplo do muito que aconteceu, e continua a acontecer, por todo o país.

No Dia do Patrono, dia 7 de março, iniciaram-se as atividades de celebração da revolução com a recriação de uma sala de aula do Estado Novo, em contraponto com a atualidade. Foi também mostrada a exposição 25 de Abrilontem e hoje, evocação, memória e luta, cedida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

No Dia Mundial da Poesia, 21 de março, fez-se a divulgação de poemas de resistência e liberdade e foi igualmente exposto o poema 25 de Abril de Sophia de Mello Breyner, manuscrito e ilustrado pela professora Carolina, docente de Educação Visual, bem como o painel “Soldado de Abril” para tirar foto, da autoria da mesma docente.

Nas semanas anteriores ao Dia da Liberdade, os alunos em Educação Visual fizeram cravos de papel e as turmas de 7º ano ilustraram poemas lidos nas aulas de Português, trabalhos a incluir numa exposição promovida pela Câmara Municipal de Penamacor. Ainda em Português, os alunos de 3º Ciclo e Secundário recolheram testemunhos de familiares e/ou conhecidos sobre a Guerra Colonial, que apresentaram nas turmas, trazendo fotos e mesmo condecorações militares.

Mais perto da data em destaque foram montadas duas exposições: 25 de Abril – Páginas da revolução, oferta do Sindicato dos professores da Região Centro; 5 décadas de Democracia, o que mudou? enviado pela PORDATA, Fundação Francisco Manuel dos Santos e RBE.

Na biblioteca escolar foram divulgados os livros relativos ao tema liberdade e os jornais e revistas sobre o 25 de Abril, bem como imagens icónicas da data – 25 de Abril em imagens. Com os poemas selecionados para o Dia Mundial da Poesia foram feitos e distribuídos marcadores. Nas aulas de Português do 5º, 6º e 7º anos, a professora bibliotecária promoveu a atividade “Leituras Dialogadas” com a leitura de O tesouro de Manuel António Pina, seguida de reflexão e debate sobre o seu conteúdo. Em articulação com Educação Visual preparou uma sessão extra da atividade “Olhar e Ver” sobre os cartazes de Vieira da Silva A POESIA ESTÁ NA RUA.

25 de Abril… Viva a Liberdade!!!

Integrada no Programa das Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril que decorreu entre 22 e 24 de Abril na Escola Básica de Penamacor, esta exposição tem como objetivo dar a conhecer a todos os que por aqui passarem o sentimento de liberdade que as crianças deste estabelecimento de ensino quiseram transmitir com a pintura destes cartazes.
Alguns deles foram distribuídos pelas várias instituições da vila de Penamacor.
Neles se reflete a grande alegria que foi quando aconteceu a Revolução do 25 de Abril de 1974.
A exposição pode ser visitada em horário laboral, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h, de segunda a sexta-feira, nas salas da Biblioteca Municipal.

Viva a Democracia!! Viva a Liberdade!!

Bordar em Cartão assinalou o mês da prevenção dos maus tratos  na infância

As crianças do pré-escolar do AERS e do Infantário da Santa Casa da Misericórdia assinalaram o mês da prevenção dos maus tratos na infância com a elaboração de dois cartazes, bordados em cartão, que têm escritos mensagens alusivas ao tema em destaque.

Agora, expostos no Centro Escolar, os cartazes tem como finalidade serem utilizados pela CPCJ de Penamacor para fins diversos como campanhas de sensibilização e prevenção entre outros.

Esta, foi mais umas das atividades desenvolvidas pelo projecto Bordar em Cartão, promovido pela Junta de Freguesia de Penamacor, nos estabelecimentos de ensino da educação pré-escolar em Penamacor. 

25 de Abril – 50 Anos

Participação dos alunos do 11º ano, acompanhados pelo Prof. Jorge Cameira, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NA ESCOLA BÁSICA DE PENAMACOR

A Escola do 1º Ciclo e Jardim de Infância do AERS de Penamacor comemorou o 50º aniversário do 25 de abril com um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de toda a semana. Com este programa, intitulado de “50 x 25 = Liberdade”, pretendeu- se, não só assinalar de forma divertida esta data, mas também promover a participação e envolvimento de toda a comunidade educativa na preparação e concretização das atividades. Através de abordagens lúdicas e simples, convocando áreas como a poesia, a pintura e a música, os alunos tomaram consciência dos vários aspetos e enquadramentos do 25 de abril, desde o histórico ao simbólico. Ouviram histórias e testemunhos, pintaram cartazes, construíram cravos, cantaram abril, assistiram a filmes, visitaram instituições…
A Escola constitui-se como um lugar de aprendizagem e formação para a cidadania, por excelência, que visa formar pessoas para o espirito pluralista, democrático e crítico, pelo que estas atividades se revestiram de especial importância para assegurar e perpetuar os valores de abril.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NA ESCOLA SEDE – Complemento à Educação Artística

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Câmara Municipal de Penamacor solicitou ao agrupamento a colaboração na realização de várias atividades. No âmbito da disciplina de Complemento à Educação Artística (CEA) – Ed. Visual / Ed. Musical com as turmas do 5ºB e do 6ºB os alunos realizaram cravos, utilizando vários tipos de papéis, com a finalidade de decorar um dos espaços na Vila de Penamacor, onde se realizou a atividade festiva, alusiva à data. Colaboraram também nesta atividade as Assistentes Operacionais da escola Sede.

Convívio intercambio transfronteiriço cultural entre escolas de Penamacor e as escolas de Rincón del Obispo e Portaje (Coria-Espanha)

Xadrez – Concentração

No âmbito do desporto escolar (DE), realizou-se no passado dia 17 de abril, na escola Cidade de Castelo Branco, mais uma concentração de xadrez, nos escalões de infantis A e B. Participaram 9 alunos do nosso Agrupamento, do 3.º ao 7.º ano de escolaridade, tendo tido um comportamento meritório. A final destes escalões será realizada no próximo dia 3 de junho, em Alcains.

João Pacheco

(responsável pelo grupo-equipa de xadrez do DE)

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA, NA UBI!

Grupo de Física e Química (510)

No dia 13 de abril, os alunos  Ana Laura Barreto da Cruz, Mateus Tomás Teixeira Martins e Bernardo de Almeida Martins, alunos do 8°e 9° ano, acompanhados pelas professoras de FQ, Ana Margarida Proença e Catarina Gamboa, estiveram na Universidade da Beira Interior (UBI), a participar nas Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior.

Foram momentos  de partilha, aprendizagem e convívio.

Os alunos puderam conhecer um pouco a UBI, com a visita guiada das professoras. Uma palavra de agradecimento ao Município de Penamacor, pela cedência do transporte e à UBI e Sociedade Portuguesa de Química, pela oportunidade.

Xadrez – Final Distrital

No âmbito do desporto escolar (DE), realizou-se no passado dia 11 de abril, na escola sede do Agrupamento, a final distrital de xadrez, nos escalões de iniciados e juvenis. Participaram, no escalão de iniciados, três alunos da nossa escola, Bryan Azevedo (8ºA), Dinis Cruz (8ºB) e Bernardo Martins (8ºB), tendo garantido o apuramento, pela participação nesta final, para o campeonato regional, a realizar-se no próximo dia 8 de maio, em Ílhavo.

João Pacheco

(responsável pelo grupo-equipa de xadrez do DE)

Exposição Ribeiro Sanches- rostos do Patrono 

A Biblioteca Municipal de Penamacor acolhe até ao dia 30 de abril a exposição “Ribeiro Sanches – rostos do Patrono”.

Esta exposição resulta dos trabalhos realizados pelos alunos do 1- ciclo do nosso agrupamento no âmbito das comemorações do Dia do Patrono.

Toda a comunidade educativa, e a comunidade em geral, está convidada a visitar e a apreciar o traço artístico dos nossos alunos a quem endereçamos, desde já, os parabéns pelas magníficas obras expostas.

A exposição pode ser visitada, em horário laboral, de segunda a sexta-feira das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

Lendas do concelho de Penamacor

A última sessão de narração oral a que assistiram os alunos do pré-escolar, neste segundo período, aconteceu no passado dia 15 de Março e contou com a colaboração do Professor António Leandro.

As crianças ouviram a narração de lendas sobre a origem do nome de algumas aldeias do nosso concelho ( Aldeia do Bispo, Benquerença,  Meimoa, Meimão e Penamacor e Salvador). As lendas foram recolhidas junto de residentes locais aquando da passagem do Professor António Leandro pelas escolas básicas das aldeias referidas. 

Esta atividade que tem como objetivo despertar o interesse pela narração oral e o gosto pela leitura continuará no próximo período.

Poesia com Alegria

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Poesia junto aos mais novos, a Junta de Freguesia de Penamacor em colaboração com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches levou às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo uma sessão recheada de poesia e contos tradicionais dinamizada por Rosa Gonçalves, com a colaboração de Petter Steen na percussão. Para além de marcar a efeméride, esta atividade, denominada Poesia com Alegria, que decorreu no passado dia 22 de março, pretendeu atuar como um reforço ao incentivo pela língua portuguesa, pela poesia e pelos poetas portugueses.

Visita à Futurália’24 – 22 de março.
Turmas de 11º ano e 12º ano.

Prestes a ingressar no ensino superior ou entrar no mercado de trabalho, os nossos alunos – estudantes finalistas do ensino secundário – visitaram a Futurália’24, uma feira dedicada às ofertas de educação, formação e empregabilidade no país e também fora.
Esta 15ª edição teve como mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, reforçando a necessidade da aposta na sustentabilidade da educação e da aprendizagem ao longo da vida.
A visita à Futurália’24 foi certamente uma oportunidade para cada um esclarecer dúvidas e incertezas, explorar novas oportunidades e percursos formativos ou de emprego. A feira também proporcionou o contacto com experiências de caráter lúdico, artísticas e de responsabilidade social.
Foi uma viagem muito agradável, uma oportunidade de convívio fora de portas e uma forma de alargar horizontes.

Desejamos a todos sucesso.
Silvina Reis I Jorge Cameira

Boccia – Final Distrital

 

Alunos do 2.º Ciclo do AERS recebem ação de sensibilização acerca do uso do fogo

No Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional da Floresta, celebrado a 21 de março, foi apresentada aos alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches uma sessão de sensibilização alusiva ao tema do uso do fogo, numa iniciativa concertada entre o SMPC – Gabinete Técnico Florestal, o ICNF – Núcleo Sub-regional da Beira Baixa – Área de Gestão de Fogo Rural, a GNR-NPA – Destacamento Territorial do Fundão e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.
Esta sessão incidiu, sobretudo, sobre a importância da gestão do combustível florestal através do uso do fogo, uma técnica usada desde os nossos antepassados nas práticas agrícolas e florestais para renovação de pastagens e controlo da vegetação. Nela foram apresentados aos alunos os formalismos e todos os cuidados a ter aquando da realização das queimas de sobrantes (queimas de amontoados), assim como as medidas preventivas a adotar e os cuidados e atitudes a não negligenciar, que poderão originar grandes incêndios. Por último, foi ainda abordada a técnica do fogo controlado, uma técnica limitada a períodos específicos e que requer acompanhamento especializado, mas que se revela muito eficaz na redução da carga combustível, um fator importante na prevenção e preservação da floresta.
A atividade fez parte de um conjunto de iniciativas que têm vindo a ser realizadas no âmbito das comemorações do Mês da Proteção Civil.

XXV Encontro Interescolas Diocesano realizou-se em Penamacor

Penamacor recebeu o 25º Encontro Interescolar Diocesano, de turmas de Educação Moral Religiosa e Católica. Ao todo foram 700 alunos, de várias escolas pertencentes às dioceses da Guarda e de Portalegre-Castelo Branco que participaram neste evento e cujo dia foi dinamizado com diversas atividades, como jogos tradicionais, insufláveis, dança, visitas ao património local e muita animação. A receção contou com as palavras de boas-vindas pelo Presidente da Câmara e o Bispo da Diocese de Portalegre que desafiou os alunos presentes a descobrirem melhor os caminhos da religião católica. O Encontro teve o seu desfecho às 15 horas, com a reunião dos participantes na antiga parada interna do ex-Quartel. A Vice-Presidente, o Bispo da Diocese de Portalegre e o diretor do agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches a manifestarem o êxito do encontro, indo de encontro ao feedback dado pelos professores que acompanharam as turmas, e com a atuação da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires que encerrou o evento.

Podcast

Serviço Municipal de Proteção Civil de Penamacor promoveu atividade de “Mass Training” de Suporte Básico de Vida

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches recebeu, no passado dia 15 de março, uma demonstração de “Mass Training” de Suporte Básico de Vida, dirigida a toda a comunidade escolar, numa ação organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Penamacor e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), com o apoio e colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.
Por meio das componentes teórica e prática, foram apresentados procedimentos e métodos padronizados cujo objetivo foi capacitar os participantes a reconhecer situações de perigo de vida iminente e, sem recurso a qualquer equipamento, saber como atuar aplicando manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação. Em suma, aprender a salvar vidas. Os alunos do AERS tiveram, ainda, a oportunidade de exercitar esta aprendizagem nos manequins disponíveis para o efeito.
Esta atividade surgiu no âmbito das comemorações do Mês da Proteção Civil.

Trabalhos 1º Ciclo

Ação do CCV

No passado dia 13 de março, realizou-se mais uma ação no âmbito do Clube de Ciência Viva Ribeiro Sanches, desta vez na Escola Superior de Tecnologia, escola integrada no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

A formação, envolvendo alunos do 8º e 9º ano, visou a introdução ao tema “Internet das Coisas (IOT)”, sendo da responsabilidade de um professor desta instituição de ensino superior. 

Os nossos alunos participaram com interesse e motivação, estando agendada uma nova sessão para o 3º período letivo.

João Pacheco

Últimas Atividades / Notícias – 2023 / 2024

Dia do Patrono – Ribeiro Sanches – Atividades 2024

Comemorações do dia do Patrono no agrupamento que contou com a presença do físico Prof. Doutor Carlos Fiolhais e diversas atividades nas respetivas salas de aulas.

Dia do Patrono na BE

O dia 7 de março é o Dia do Patrono no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, ou seja, é o do Dia de Ribeiro Sanches.

Nesta data nasceu em Penamacor o eminente médico, que viajou pela Europa à procura de conhecimento. No agrupamento com o seu nome realizaram-se várias atividades, que mostram à comunidade o que é feito ao longo do ano.

A Biblioteca Escolar apresentou os seus materiais e as suas propostas de celebração do dia às várias turmas que ali se deslocaram. Estas fizeram puzzles, ocuparam-se com jogos, exploraram a exposição de livros antigos – maioritariamente do século XVIII -, e conheceram os destaques da biografia de Ribeiro Sanches a partir de um mapa com o itinerário que fez ao longo da vida. Relativamente a este mapa teve destaque a sua permanência na Rússia, onde foi médico dos exércitos, que acompanhou em várias campanhas militares, e ainda médico imperial, ao serviço das czarinas Ana Ivanovna e de Catarina a Grande, cuja vida, alegadamente, terá salvado.

Uma das turmas na BE, o 5ºA, participou também num momento de leitura. Foi lida a obra Frederico, de Leo Lionni, já a pensar no Dia Mundial da Poesia, uma vez que é uma obra com forte carga poética.

E assim foi assinalado o Dia do Patrono.

Sala de aula do Estado Novo

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, nomeadamente os professores de História, participaram na celebração do Dia do Patrono com a recriação de uma sala de aula durante o Estado Novo.
Foram apresentados os objetos que então existiam numa sala de aula: a secretária do professor, as carteiras dos alunos, os armários, os livros, cadernos e restante material escolar. Pequenos apontamentos como pastas, batas, fotos, réguas, ponteiro, tinteiros, as orelhas de burro… enriqueceram a mostra, que foi alvo de muita atenção. Escrita no quadro a data de 7 de março de 1965, todos os visitantes conheceram ou reconheceram o espírito da época e gostaram muito da proposta, pensada também no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, momento de contraponto e de grandes alterações do contexto escolar.
A recolha dos objetos só foi possível com a participação empenhada da comunidade escolar, cuja colaboração deve ser sublinhada e agradecida.