Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

Bem Vindos !

É OBRIGATÓRIO USAR SEMPRE A MÁSCARA. PASSAR PELO TAPETE DESINFETANTE E DESINFETAR AS MÃOS À ENTRADA E À SAÍDA DA ESCOLA.
CIRCULAR PELA DIREITA E SEGUIR A SINALÉTICA DO CHÃO. NO REFEITÓRIO LAVAR E DESINFETAR AS MÃOS E À SAÍDA DO REFEITÓRIO DESINFETAR AS MÃOS.
VER, NO SEPARADOR AVALIAÇÃO EXTERNA, INFORMAÇÃO SOBRE EXAMES 2021 E ESTUDO AMOSTRAL DAS APRENDIZAGENS AOS 2º, 5º E 8º ANOS.

 

Atelier criativo Bordar Aprendizagens

O atelier criativo Bordar Aprendizagens é uma actividade integrada no PIICIE 2.0 CIMBB, promovida pelo Município de Penamacor no AERS e constitui-se como uma medida que visa o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social , medida essa consignada no Programa Educativo dos alunos integrados no Decreto-Lei nº54/2028. É um contexto de aprendizagem não formal que trabalha a motricidade fina, a concentração, a expressividade e a técnica, o planeamento, entre outras, assim como as competências sociais, sempre em articulação com os professores e tendo como suporte de orientação as metas de aprendizagem definidas para cada disciplina.

Horta Pedagógica

“Plantamos inclusão… Colhemos igualdade”

O projeto “Horta Pedagógica” surge da colaboração entre o AERS de Penamacor e o PIICIE-Municipio de Penamacor e constitui-se como uma medida que visa o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social , medida essa consignada no Programa Educativo de um aluno integrado no Decreto-Lei nº54/2028. A Horta Pedagógica na escola é um espaço de aprendizagem transversal a diversas disciplinas onde são trabalhados conteúdos de forma mais contextualizada e significativa para o aluno. Para a construção de uma escola inclusiva, todos são convocados a colaborar, a mobilizar respostas e a pensar estratégias que se adequem ao perfil de cada aluno. Neste contexto, o Augusto não só adquire competências como está mais feliz na escola por desenvolver atividades que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades.

Proteger a Natureza

Animais em Vias de Extinção

A turma do 2º ano da Eb1 de Penamacor concluiu o seu projeto Interdisciplinar de Cidadania no domínio do Ambiente e Património com a exposição de cartazes subordinados ao tema Animais em Vias de extinção com a mensagem “O Lince está no nosso coração”. Tendo por objetivo dar cumprimento a conteúdos de reconhecimento práticas de proteção do ambiente natural e da biodiversidade dos ecossistemas.

Foram objetivos do projeto:
Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo:
– Animais selvagens;
– Animais domésticos;
– Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar);
– Reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de penas, pelos, escamas, bico, garras…);
– Recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam
Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas) com o seu habitat.
Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
Os alunos desenvolveram atividades de pesquisa e apresentação de trabalhos.
Elaboração de coreografias e canção de defesa do ambiente. Exposição de cartazes e divulgação da mensagem “Não Fiques Indiferente. Protege o Ambiente”.
Promovendo estratégias que implicaram por parte dos alunos à organização de questões a colocar a terceiros, sobre conteúdos estudados; à pesquisa e partilha de informação sobre temáticas do seu interesse ou relacionadas com os temas em estudo, este trabalho representa, um valor acrescentado à formação de cidadãos com valores para o futuro, no conhecimento e na defesa do Meio Ambiente, assim como na valorização do património natural da Serra da Malcata e das espécies que ali podem coexistir de forma protegida.

Citando Jacques Cousteau
“Durante a maior parte da história, o homem teve que lutar contra a natureza para
sobreviver; neste século, ele está a começar a perceber que, para sobreviver, deve
protegê-la”.

Parabéns 2º ano pelo excelente trabalho!
António Rico

Tomada de posse do sub-diretor e adjuntos.

Trabalhos realizados pelos alunos de ET e EV do 2º e 3º ciclo, ao longo do ano letivo.

Dia Mundial do Ambiente

5 de junho

O ambiente é o nosso maior tesouro, amigos do ambiente, seremos para sempre!

Mérito Municipal

Astronomia

Uma viagem pelo Universo

No 1º período, sob a orientação da professora Sofia Abrantes e no âmbito da disciplina de Físico-Química, no estudo dos Sistema Solar, os alunos das turmas do 7º A e 7º B, reutilizaram materiais e construíram planetas do Sistema Solar, que foram expostos junto ao bar dos alunos, numa árvore de natal planetária. Esta atividade teve o apoio do professor Luís Almeida.
Neste 3º período, em articulação com o PIICIE e com a ajuda do professor Nuno Silva, algumas das fotografias dos planetas foram usadas na construção de um vídeo, onde podem ser encontradas as características principais dos planetas do nosso Sistema Solar.
Esperamos que gostem do nosso vídeo!

Uma viagem pelo Universo – Poemas sobre o Universo

Os alunos do 3º ano da AEC de Ciência Divertida, sob orientação da professora de Física e Química, Sofia Abrantes, após fazerem um estudo sobre as características principais dos planetas do Sistema Solar, realizaram uma atividade de leitura de poemas do livro “Pó de Estrelas”, do escritor Jorge de Sousa Braga.
Com esta atividade os alunos obtiveram mais informação acerca de muitos outros objetos celestes que podem existir para além do nosso Sistema Solar, na imensidão do Universo.
Como essa leitura foi muito divertida, resolvemos, em articulação com a equipa multidisciplinar do PIICIE, fazer a gravação em vídeo da leitura de alguns dos poemas.
Esta gravação será transmitida pela Rádio Voz da Raia, 87.7 FM, no dia 13 de junho pelas 18h00, na rúbrica “Poesia aos Pedacinhos – Especial Astronomia”
Esperamos que gostem do nosso vídeo!

Observação do Sol

No dia 27 de maio, no âmbito da disciplina de Físico-Química, com a preciosa colaboração do senhor engenheiro Caria e em articulação com a equipa multidisciplinar do PIICIE, os alunos da nossa escola tiveram oportunidade de observar
a nossa estrela, o Sol. O senhor engenheiro Caria, trouxe o telescópio e junto com ele muita informação acerca do Sol, e, de uma forma descontraída, os alunos puderam fazer as observações e colocar questões. Viram que afinal o Sol não é “branco” e puderam observar as manchas solares.
Foi uma manhã de aprendizagem muito divertida e diferente!

Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches com selo EQAVET

A 19 de Abril, recebeu este Agrupamento a boa notícia da atribuição do selo de conformidade EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training).

Tratando-se de um instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional, de utilização voluntária, ele salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível do sistema e dos seus operadores.

Sendo um Agrupamento que se debate com o crescente despovoamento da sua área de influência, este é um contributo, um incentivo e uma palavra de confiança no que por aqui se vai fazendo, pois ele é atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), após auditoria realizada por dois peritos independentes e exteriores, professores do ensino superior. É mais um passo na qualidade do ensino aqui ministrado e que esta comunidade educativa bem merece.

Medidas de Prevenção COVID-19

Portal do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor.