Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

Bem – Vindos !

É ACONSELHÁVEL USAR  A MÁSCARA. PASSAR PELO TAPETE DESINFETANTE E DESINFETAR AS MÃOS À ENTRADA E À SAÍDA DA ESCOLA.
CIRCULAR PELA DIREITA E SEGUIR A SINALÉTICA DO CHÃO. NO REFEITÓRIO LAVAR E DESINFETAR AS MÃOS E À SAÍDA DO REFEITÓRIO DESINFETAR AS MÃOS.

 

 

Decorreu o Webinar a 22 de abril, promovido pela DGE para as escolas de todo o país e teve como convidada a Drª Luzia Lima Rodrigues. Está, agora, disponível a todos, podendo ser visionado por qualquer pessoa e em família, através do link:

Encuentro Nacional Escuelas Embajadoras del Parlamento Europeo

Encontro de alunos e professores portugueses e espanhóis a debater sobre a Europa.

Dia da Europa – 9 de maio 2022

Plantação de uma árvore

PIICIE – Rubrica apontamentos sobre flora – Planta macela

Desporto Escolar – Provas de Atletismo

Caminhada Laço Azul

DESPORTO ESCOLAR/ 2ª CONCENTRAÇÃO DE MULTIATIVIDADES AO AR LIVRE

Ontem, dia 27 de abril realizou-se na nossa Escola o 2.ª Concentração de Multiatividades ao Ar Livre no âmbito do Desporto Escolar. A organização desta prova esteve a cargo do grupo de Educação Física da Escola básica e secundária Ribeiro Sanches e contou com a parceria do Clube de Orientação do Centro – núcleo de Penamacor, da Associação de Paintball de Castelo Branco – Relâmpagos, os Bombeiros de Penamacor e a Casa de Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches.

Participaram no encontro 5 escolas: EBS Ribeiro Sanches de Penamacor, EB do Tortosendo, Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e EBS de Alcains e EB de São Vicente da Beira, num total de 70 alunos (67 atletas e 3 organização) e 9 professores e 3 colaborantes.

A prova desenrolou-se entre a Escola Ribeiro Sanches a Vila e a Mata de Penamacor, tendo os alunos que realizar uma Corrida de Orientação de Score 100, com atividades desportivas e culturais em determinados pontos que lhes permitia bonificações em tempo. As atividades foram: tiro de zarabatana, jogo tradicional e de lançamento, gincana de BTT, jogo de equipa, estafetas da Rosa dos Ventos, tiro com arco, questões sobre o património cultural e geográfico e registos fotográficos de locais de relevo patrimonial.

O local escolhido para o ponto de chegada, permitiu ainda repor a energia com o almoço/convívio, no parque das merendas e o contacto com a atividade de slackline, ainda pouco conhecida e desenvolvida pelos nossos alunos.

Por tudo isto, podemos considerar que o objetivo delineado para este dia de MULTIATIVIDADES AO AR LIVRE, que se caracteriza pela prática de atividades de aventura e exploração da natureza foi totalmente conseguido, estando todos os atletas de parabéns pelo seu empenho durante a prova assim como todos os que se envolveram na sua organização.                                                                                                              

O Grupo de Educação Física 2021/22

Entrega dos certificados de participação nos programas de ensino básico Junior Achievement

Boccia

Concurso Nacional de Leitura

25 de abril – Dia da Liberdade

Abril – Mês da Prevenção

Técnica de Colagem

Segurança na Internet

Dia Internacional do Cigano

A Educação Especial do AERS e o Plano de Combate ao Insucesso Escolar, do município de Penamacor sinalizaram, no dia 8 de abril, o Dia Internacional do Povo Cigano, com  um conjunto de atividades realizadas a partir do Kit Pedagógico disponibilizado na página do Ministério de Educação. Este kit apresenta materiais pedagógicos destinados a sensibilizar crianças e jovens “para a valorização e divulgação da cultura cigana como forma de preservar a identidade e promover uma melhor inclusão, através da compreensão das semelhanças e diferenças da cultura cigana e da cultura maioritária”. Com esta atividade pretendeu-se ainda, uma vez que são vários os alunos de etnia cigana que frequentam o nosso agrupamento sensibilizar os docentes e restante comunidade educativa para a importância da promoção de um diálogo intercultural, através de um melhor conhecimento sobre aspetos da cultura cigana. Foram pensadas e planificadas as seguintes atividades: sessões no auditório da escola para visualização de contos e lendas ciganas; leitura de um conto cigano na Rádio local Voz da Raia; apresentação de duas coreografias de uma rumba cigana (preparada ao longo das últimas semanas por alunas do 4º ano e alunas de etnia cigana); exposição no átrio (mapa com o percurso dos ciganos desde a Índia até à Península Ibérica; curiosidades; costumes e linguagem).

Sandra Rico

Conto – O Rei Perdido

Easter Bonnet Parade

Narrativa infantil – Rosa Gonçalves

Suporte Básico de Vida

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em colaboração com o projeto PES, realizou-se a atividade Suporte Básico de Vida, no dia 6 de abril, das 8.40h às 12.00h.

A atividade foi organizada pela docente Filomena Pires e a coordenadora do PES, Mª José Cameira, tendo como público-alvo os alunos dos 6ºs e 9ºs anos e contou com a colaboração de três ex-alunos desta escola, as enfermeiras Anabela Campos e Tânia Lourenço e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penamacor Bruno Cunha. Estiveram ainda presentes os docentes Carolina Longo, João Pacheco, Filomena Hilário, Filomena Pires e Maria José Cameira.

Na sessão foram abordados os seguintes temas: como agir em caso de emergência, como e em que situações comunicar para o 112, o que é o suporte básico de vida, a Manobra de Heimlich e como colocar a vítima em PLS (Posição Lateral de Segurança).

Após a abordagem temática, com a apresentação de PowerPoint e um pequeno vídeo, foi feita a demonstração prática dos vários temas apresentados a qual envolveu diretamente a participação dos alunos.

Todos os alunos participaram ativamente e com muito entusiasmo, tendo sido um momento de aprendizagem aprazível.

Todos nós, direção, alunos e professores, deixamos aqui um grande agradecimento às enfermeiras Anabela Campos e Tânia Lourenço e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penamacor Bruno Cunha, pela sua disponibilidade, simpatia e profissionalismo.

A Coordenadora do PES

Maria José Toscano Cameira

Futurália

Futurália’22 – FIL Lisboa.

Visita efetuada dia 1 de abril pelos alunos das turmas de 11º ano e 12º ano.

Prestes a ingressar no ensino superior ou entrar no mercado de trabalho, os nossos alunos, estudantes finalistas do ensino secundário visitaram a Futurália’22, o maior certame nacional dedicado à oferta formativa e empregabilidade do país. Após dois anos de restrições devido à pandemia que viu cancelados eventos públicos realizados anualmente, a Futurália regressou e fomos testemunhas da grande adesão que suscitou junto de escolas de todo o país.

Sob o mote “Não há dois futuros iguais”, a edição deste ano teve como temática “Como (posso) construir um futuro sustentável?”, com foco nas “alterações climáticas”, nos “oceanos” e na “transição energética” e no ambiente.

Esta foi certamente uma situação de aprendizagem ativa, facilitadora de uma decisão mais informada quanto a opções futuras. Foi uma oportunidade para cada um esclarecer dúvidas e incertezas, explorar novas oportunidades e percursos formativos ou de emprego. Foi também um espaço lúdico e de convívio tão importante no desenvolvimento pessoal e de sociabilidade de todos.

Foi uma viagem muito agradável e estruturante nas diversas dimensões humanas de todos os que nos acompanharam!

Silvina Reis | Ana Barata | Jorge Cameira

Visita de estudo a Estremoz

No passado dia 29 de março, os alunos do 10.º ano (curso de CT) e do 11.º ano de escolaridade, viajaram até Estremoz, para visita ao Centro de Ciência Viva desta localidade, deslocação que já é hábito ser realizada, com alunos deste nível de ensino, pelo nosso Agrupamento. Os alunos foram acompanhados pelos professores Maria José Cameira, Marisa Moniz e João Pacheco.

É de salientar o espírito de convívio entre todos os intervenientes nesta visita de estudo, a qual permitiu a aplicação/mobilização de conhecimentos adquiridos em sala de aula, em contextos diversificados, incluindo uma saída de campo, constatando-se a curiosidade científica manifestada pelos alunos perante abordagens menos contextualizadas.

A visita foi considerada muito positiva e deveras enriquecedora, em vários aspetos, tendo-se desenrolado sem incidentes marcantes, em todas as fases da sua execução.

João Pacheco

Torneio Distrital de Xadrez

No âmbito do Desporto Escolar, no passado dia 30 de março, realizou-se na nossa escola sede, a final distrital da modalidade de xadrez, nos escalões de iniciados e juvenis.

O alunos do 9.º ano, turma B, Ronny Chen e Pedro Vinagre, obtiveram, respetivamente, o 3.º lugar no escalão de iniciados e o 4.º lugar no escalão de juvenis.

Deixo um agradecimento a todos os que participaram neste salutar evento, com referência especial à professora Carolina Longo, que concebeu e elaborou os troféus alusivos ao torneio.

João Pacheco
(professor responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez)

Orçamento Participativo das Escolas

O AERS participou em mais uma edição do “Orçamento Participativo das Escolas”!
Cinco alunos do 10º ano participaram de forma ativa e cívica nesta ação de dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Os alunos apostaram no projeto “Projetar o Futuro” com ações específicas que fomentem a inclusão e o bem-estar de todos, preocupação patente no Plano 21|23, Escola +. A pensar nesta ação, a proposta vencedora trará à nossa escola canetas digitalizadoras / tradutoras para ajudar no trabalho com os alunos estrangeiros e uma coluna trolley portátil a bateria para ajudar na organização e comunicação durante os mais diversificados eventos que a escola desenvolve.

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Saúde Oral

O Dia Mundial da Saúde Oral é comemorado mundialmente a 20 de março. «Tem orgulho na tua Boca» é o lema adotado para o triénio 2021-2023.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde Oral dar visibilidade à saúde oral e reforçar a importância da sua manutenção ao longo da vida.

As doenças orais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. 

Através das iniciativas levadas a cabo neste dia, pretende-se criar incentivo para uma boa saúde oral, adotando uma rotina de higiene oral e controlando os fatores de risco. Preservar a saúde oral pode também ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis​, além de proteger contra a propagação de infeções e outras patologias.

Na nossa escola este dia foi comemorado na passada segunda-feira, no âmbito do PES e também da Cidadania, no domínio da Saúde.

Todas as turmas do pré-escolar ao 3ºciclo participaram ativamente nesta atividade através da realização de cartazes, pequenos filmes, PowerPoint, jogos, ilustração de desenhos alusivos ao tema entre outros.

Mais uma vez contamos com a colaboração do PIICIE que ofereceu aos alunos destas turmas uma escova de dentes. Também através do atelier “Bordar Aprendizagens” foram produzidas, pelos alunos, 4 bolsinhas para colocarem a sua escova e pasta de dentes.

No hall da escola sede, junto ao bar, podemos observar, até ao final da semana, os trabalhos realizados pelos alunos quer através de cartazes quer através de vídeos ou PowerPoint difundidos pela televisão existente no hall.

A Coordenadora do PES

Maria José Toscano Cameira

 

Associação SOL veio à nossa escola

Fundada em 1992, a Associação SOL teve inicialmente como objetivo apoiar crianças infetadas e afetadas pelo HIV. A Sol representa solidariedade, luz, esperança, promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e dos direitos do Homem e da Criança. Hoje a SOL atua ao nível de 4 valências:

  • Lar de Infância e Juventude  – Casa SOL
  • CAAI – Centro de acompanhamento e atendimento integrado
  • CEP – Centro de Educação e Prevenção
  • ConSOLidar Laços – Campos de Férias
  • Apartamentos de Autonomia SOL· 

Neste momento, são apoiadas 11 crianças/jovens residentes na Casa SOL e cerca de 60 crianças e seus agregados através do apoio domiciliário.

Com o objetivo de alargar o âmbito da sua intervenção, a Associação SOL através da sua valência CEP, desenvolve junto das escolas o projeto de intervenção “Viver com VIH”, a fim de desmistificar e clarificar algumas dúvidas acerca do HIV. 

No dia 17 de março, a Técnica Superior de Educação Social desta associação dinamizou alguns workshops direcionados às turmas dos ensinos básico e secundário, para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer um pouco da história do HIV e respetivas medidas de prevenção/tratamento. Foi também dada a conhecer a área de atuação e influência da Associação SOL.

Esta iniciativa, integrada no Projeto de Educação para a Saúde, foi bem recebida pelas turmas em questão, tendo as mesmas participado ativamente. A palestrante também soube dinamizar de forma muito profissional e dinâmica estes Workshops que se traduziram numa mais-valia para os alunos na prevenção deste problema humano e social. Contamos também com a presença de uma das jovens da Associação Sol, acompanhada desde os 3 anos de idade por esta Associação, tendo a mesma dado o seu testemunho como portadora do HIV.

Jornadas Mundiais da Juventude – 2022

OPE – Proposta

Turmas de 5º, 6º e 12º ano lembram Ribeiro Sanches visitando a Casa da Memória Sefardita António Ribeiro Sanches

No dia 8 de março assinalou-se mais um aniversário de António Nunes Ribeiro Sanches, médico, cientista, estudioso e patrono do nosso Agrupamento e, para assinalar o aniversário deste grande vulto da nossa história local, nacional e internacional, as turmas de 5º e 6º anos do Ensino Básico e a turma de 12º ano de Línguas e Humanidades visitaram a Casa da Memória Sefardita António Ribeiro Sanches, na vila de Penamacor.

A Casa Ribeiro Sanches, como comumente é chamada, é uma homenagem a Ribeiro Sanches e pretende deixar para as memórias vindouras, a marca da sua vida e obra.

As turmas puderam contatar e conhecer um pouco mais sobre os judeus sefarditas, a Rede de Judiarias em Portugal e o movimento de diáspora, como introdução ao conhecimento da vida e obra de Ribeiro Sanches. No 1º andar do edifício, totalmente dedicado ao nosso Patrono, os alunos conheceram o seu percurso de vida e estudos bem como contemporâneos de António Nunes Ribeiro Sanches, como Boerhaave.

Prémio – Boccia

Ontem dia 3 de março de 2022 pelas 10 h no Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches de Penamacor (Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches) realizou-se a 2ª concentração de BOCCIA do Desporto Escolar, Grupo 4, em individuais (divisão I3) e equipas (divisão E2). Participaram os Agrupamentos de Escolas de Teixoso (Escola Básica nº.2 de Teixoso), Agrupamento de Escolas de Frei Heitor Pinto (Escola Básica de Tortosendo) e Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches de Penamacor (Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches). A nossa Escola na divisão I3 participou com 6 alunos (máximo) obtendo as seguintes classificações: 1º lugar Martim Manuel Figueiro Gabriel, 3º lugar Micael Martins Almeida, 4º lugar Martim Rito Lopes, 8º lugar Patrícia Isabel Anselmo Martins, 9º lugar Inês da Silva Gonçalves e 11º lugar Tiago Martins Almeida. Já na divisão E2 (2 equipas máximo) sendo o 1º lugar da nossa Escola (equipa
A) e o 5º lugar também da nossa Escola (equipa B).

No passado dia 15 de fevereiro de 2022 pelas 10 h no Agrupamento de Escolas de Teixoso (Escola Básica nº.2 de Teixoso) realizou-se a 1ª concentração de BOCCIA do Desporto Escolar, Grupo 4, em individuais (divisão I3) e equipas (divisão E2).
Participaram os Agrupamentos de Escolas de Teixoso (Escola Básica nº.2 de Teixoso), Agrupamento de Escolas de Frei Heitor Pinto (Escola Básica de Tortosendo) e Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches de Penamacor (Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches). A nossa Escola na divisão I3 participou com 5 alunos (máximo) obtendo as seguintes classificações: 1º lugar Micael Martins Almeida, 2º lugar Martim Rito Lopes, 5º lugar Martim Manuel Figueiro Gabriel, 10º lugar Inês da Silva Gonçalves e 11º lugar Tiago Martins Almeida. Já na divisão E2 (2 equipas máximo) sendo o 1º lugar da nossa Escola (equipa A) e o 4º lugar também da nossa Escola (equipa B).

Mês dos Afectos | Dia Internacional da Língua Materna

TIMSS – 2023

Bordar afectos – pontos e linhas do coração

Visita de Estudo

Visita de Estudo à Casa da Memória da Medicina Sefardita e Zona Histórica de Penamacor.
As turmas do 3º e 4º B visitaram no dia 4 de fevereiro a Casa da Memória e a zona histórica de Penamacor.
A visita, apoiada pelo PIICIE e CMP, foi integrada nas atividades previstas no Plano 21/23, no seu eixo 1, “Ensinar e aprender”, onde se refere que as escolas devem “optar por promover um trabalho interdisciplinar, de aprendizagem a
partir de problemas transversais, agregando componentes diversas do currículo” teve como objetivos:
Promover a participação e fruição cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
Incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e o desenvolvimento de redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas.
O acesso ao saber e à cultura com recurso às tecnologias de informação e comunicação.
O trabalho colaborativo em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.
Os alunos fizeram uma reflexão em grupo e debateram os principais aspetos vivenciados. Reconheceram o valor do património edificado e a importância da sua preservação, assim como a valorização da cultura local. Produziram
trabalhos de expressão e elaboraram uma exposição, com os mesmos, intitulada “Passos pelo passado”.

Palesta CLDS 4G – Penamacor — O teu futuro, agora!

Orçamento Participativo das Escolas (OPE) – 2022

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.

As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.

Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.

Instrumentos óticos e técnicas de observação – Sistema Solar

Dia Internacional de Pessoa com Deficiência

A Educação Especial do AERS e o PICCIE sinalizaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 3 de dezembro, com um conjunto de atividades que teve como objetivo principal dar a conhecer a Missão a Tóquio 2020 e o trabalho desenvolvido pelo desporto adaptado no nosso país.

O Comité Paralímpico disponibilizou algum material para o efeito e congratulou o AERS pela dinâmica empregue no agrupamento no âmbito da sensibilização para o Desporto ao mais alto nível para pessoas com deficiência.

Para além da visualização dos filmes, e respetivo debate realizado posteriormente, foram expostas fotos dos atletas que compuseram a Missão Tóquio2020 com referência a alguns dados biográficos e a respetiva modalidade desportiva. Foi ainda lançado o repto aos alunos para que utilizando a imaginação, papel e lápis, desenhassem um “protótipo” de um equipamento que pudesse fazer a diferença e melhorar a performance destes atletas (uns óculos, uma cadeira de rodas especial…).

Tal como afirma na sua mensagem a Chefe da Missão Leila Marques Mota “…. A mística que envolve os Paralímpicos é também feita de luta, dor e resiliência de um longo ciclo de trabalho árduo”, é esse exemplo, dos que nos honraram lá fora, que queremos dar a conhecer a toda a nossa comunidade educativa.

Tomada de Posse – Associação de Estudantes

O Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, Professor António Paralta deu posse, hoje, à Associação de Estudantes eleita no passado dia 22 de novembro.
Este evento decorreu no Auditório no nosso Agrupamento, presidido pelo Sr. Diretor e contou com a presença dos Professores João Cunha, Cristina Rodrigues e Paula Vaz e do Engenheiro Rodrigo Lucas.
O Sr. Diretor dirigiu algumas palavras aos novos empossados, reforçando a importância do papel da Associação de Estudantes na vida escolar e desejou-lhes boa aventurança e sucesso neste novo papel que irão desempenhar neste ano letivo 2021/2022.

 

Rubrica de Astronomia
– Gravação do 1º podcast –

Dia Nacional da Cultura Científica

O “Dia Nacional da Cultura Científica” foi criado em 1996, sendo escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração, pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Para assinalar este dia, os alunos do ensino secundário, do curso de Ciências e Tecnologia elaboraram biografias de cientistas, tanto nacionais como estrangeiros, que em muito contribuíram (ou contribuem) para o avanço da ciência mundial.
Fotografias de Prof. João Pacheco

Chá com Livros

Semana da Ciência e da Tecnologia – 2021
22 > 28 de novembro

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

18 de novembro 2021

Dia Mundial do Não Fumador

Dia de S. Martinho

Dia Mundial da Bolota

Trabalho elaborado pelos meninos do clube europeu.

Corta Mato no Agrupamento

Associação de Estudantes

Halloween – 2021

O Santoro

Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro

Comemorações do 5 de outubro

Podcast

OUTUBRO – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Atividades do Dia Mundial da Música

Bolsa de Mérito 2021 / 2022

O AERS participou em mais uma edição do “Orçamento Participativo das Escolas”!

Cinco alunos do 9º e 10º anos  participaram de forma ativa e cívica nesta ação de dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Os “Ribeiroinovadores” apostaram na aquisição de um plasma informativo para o agrupamento e será uma mais valia como meio de comunicação e divulgação de acontecimentos e eventos do Agrupamento: torneios, projetos, reuniões da Associação de Estudantes e demais; informar sobre matrículas em exames bem como as datas, sobre escolhas de cursos profissionais que o Agrupamento tenha, sobre a ementa semanal do refeitório e informar sobre curiosidades relativas ao patrono do Agrupamento, António Nunes Ribeiro Sanches. Este plasma foi colocado junto ao quiosque digital do AERS.

 

Atelier criativo Bordar Aprendizagens

O atelier criativo Bordar Aprendizagens é uma actividade integrada no PIICIE 2.0 CIMBB, promovida pelo Município de Penamacor no AERS e constitui-se como uma medida que visa o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social , medida essa consignada no Programa Educativo dos alunos integrados no Decreto-Lei nº54/2028. É um contexto de aprendizagem não formal que trabalha a motricidade fina, a concentração, a expressividade e a técnica, o planeamento, entre outras, assim como as competências sociais, sempre em articulação com os professores e tendo como suporte de orientação as metas de aprendizagem definidas para cada disciplina.

Horta Pedagógica

“Plantamos inclusão… Colhemos igualdade”

O projeto “Horta Pedagógica” surge da colaboração entre o AERS de Penamacor e o PIICIE-Municipio de Penamacor e constitui-se como uma medida que visa o desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social , medida essa consignada no Programa Educativo de um aluno integrado no Decreto-Lei nº54/2028. A Horta Pedagógica na escola é um espaço de aprendizagem transversal a diversas disciplinas onde são trabalhados conteúdos de forma mais contextualizada e significativa para o aluno. Para a construção de uma escola inclusiva, todos são convocados a colaborar, a mobilizar respostas e a pensar estratégias que se adequem ao perfil de cada aluno. Neste contexto, o Augusto não só adquire competências como está mais feliz na escola por desenvolver atividades que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades.

Proteger a Natureza

Animais em Vias de Extinção

A turma do 2º ano da Eb1 de Penamacor concluiu o seu projeto Interdisciplinar de Cidadania no domínio do Ambiente e Património com a exposição de cartazes subordinados ao tema Animais em Vias de extinção com a mensagem “O Lince está no nosso coração”. Tendo por objetivo dar cumprimento a conteúdos de reconhecimento práticas de proteção do ambiente natural e da biodiversidade dos ecossistemas.

Foram objetivos do projeto:
Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo:
– Animais selvagens;
– Animais domésticos;
– Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar);
– Reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de penas, pelos, escamas, bico, garras…);
– Recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam
Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas) com o seu habitat.
Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
Os alunos desenvolveram atividades de pesquisa e apresentação de trabalhos.
Elaboração de coreografias e canção de defesa do ambiente. Exposição de cartazes e divulgação da mensagem “Não Fiques Indiferente. Protege o Ambiente”.
Promovendo estratégias que implicaram por parte dos alunos à organização de questões a colocar a terceiros, sobre conteúdos estudados; à pesquisa e partilha de informação sobre temáticas do seu interesse ou relacionadas com os temas em estudo, este trabalho representa, um valor acrescentado à formação de cidadãos com valores para o futuro, no conhecimento e na defesa do Meio Ambiente, assim como na valorização do património natural da Serra da Malcata e das espécies que ali podem coexistir de forma protegida.

Citando Jacques Cousteau
“Durante a maior parte da história, o homem teve que lutar contra a natureza para
sobreviver; neste século, ele está a começar a perceber que, para sobreviver, deve
protegê-la”.

Parabéns 2º ano pelo excelente trabalho!
António Rico

Tomada de posse do sub-diretor e adjuntos.

Trabalhos realizados pelos alunos de ET e EV do 2º e 3º ciclo, ao longo do ano letivo.

Dia Mundial do Ambiente

5 de junho

O ambiente é o nosso maior tesouro, amigos do ambiente, seremos para sempre!

Mérito Municipal

Astronomia

Uma viagem pelo Universo

No 1º período, sob a orientação da professora Sofia Abrantes e no âmbito da disciplina de Físico-Química, no estudo dos Sistema Solar, os alunos das turmas do 7º A e 7º B, reutilizaram materiais e construíram planetas do Sistema Solar, que foram expostos junto ao bar dos alunos, numa árvore de natal planetária. Esta atividade teve o apoio do professor Luís Almeida.
Neste 3º período, em articulação com o PIICIE e com a ajuda do professor Nuno Silva, algumas das fotografias dos planetas foram usadas na construção de um vídeo, onde podem ser encontradas as características principais dos planetas do nosso Sistema Solar.
Esperamos que gostem do nosso vídeo!

Uma viagem pelo Universo – Poemas sobre o Universo

Os alunos do 3º ano da AEC de Ciência Divertida, sob orientação da professora de Física e Química, Sofia Abrantes, após fazerem um estudo sobre as características principais dos planetas do Sistema Solar, realizaram uma atividade de leitura de poemas do livro “Pó de Estrelas”, do escritor Jorge de Sousa Braga.
Com esta atividade os alunos obtiveram mais informação acerca de muitos outros objetos celestes que podem existir para além do nosso Sistema Solar, na imensidão do Universo.
Como essa leitura foi muito divertida, resolvemos, em articulação com a equipa multidisciplinar do PIICIE, fazer a gravação em vídeo da leitura de alguns dos poemas.
Esta gravação será transmitida pela Rádio Voz da Raia, 87.7 FM, no dia 13 de junho pelas 18h00, na rúbrica “Poesia aos Pedacinhos – Especial Astronomia”
Esperamos que gostem do nosso vídeo!

Observação do Sol

No dia 27 de maio, no âmbito da disciplina de Físico-Química, com a preciosa colaboração do senhor engenheiro Caria e em articulação com a equipa multidisciplinar do PIICIE, os alunos da nossa escola tiveram oportunidade de observar
a nossa estrela, o Sol. O senhor engenheiro Caria, trouxe o telescópio e junto com ele muita informação acerca do Sol, e, de uma forma descontraída, os alunos puderam fazer as observações e colocar questões. Viram que afinal o Sol não é “branco” e puderam observar as manchas solares.
Foi uma manhã de aprendizagem muito divertida e diferente!

Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches com selo EQAVET

A 19 de Abril, recebeu este Agrupamento a boa notícia da atribuição do selo de conformidade EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training).

Tratando-se de um instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional, de utilização voluntária, ele salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível do sistema e dos seus operadores.

Sendo um Agrupamento que se debate com o crescente despovoamento da sua área de influência, este é um contributo, um incentivo e uma palavra de confiança no que por aqui se vai fazendo, pois ele é atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), após auditoria realizada por dois peritos independentes e exteriores, professores do ensino superior. É mais um passo na qualidade do ensino aqui ministrado e que esta comunidade educativa bem merece.

Medidas de Prevenção COVID-19

Portal do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor.