O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis comemora-se anualmente a 8 de novembro nos estados membros da União Europeia.
Esta data foi lançada pela Comissão Europeia com o intuito de incentivar a uma alimentação saudável nas crianças, para travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa pois é na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.
Metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar, na União Europeia, tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso têm maior propensão a conservá-lo na idade adulta e maior probabilidade de se tornarem obesos.
No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, como a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis ao almoço, os alunos puderam degustar tostas com marmelada. Esta sobremesa saudável foi confecionada por membros da equipa do PES e por alguns alunos do ensino especial. Toda a comunidade escolar pode degustar deste manjar.
Os alunos do 12ºano, curso de línguas e humanidades, fizeram cartazes sobre os benefícios da marmelada, tendo um desses cartazes sido transformado num autocolante dado à comunidade escolar.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a biblioteca escolar foram parceiros nesta comemoração.
O departamento organizou a exposição Interculturalidade – A viagem dos alimentos, expondo amostras de alguns alimentos que chegaram à Europa devido às viagens dos Descobrimentos: a batata, o tomate, a abóbora, o açúcar, as especiarias, a melancia, a banana, o chá, o café e outros que integram e enriquecem as nossas receitas e alimentação.
Quanto à biblioteca divulgou receitas de sopas, uma forma fácil de consumir vegetais, e organizou uma exposição de livros relativos à alimentação saudável e à gastronomia portuguesa e europeia.
A Coordenação do PES
















