Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2026, os jovens escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) de Penamacor (Grupo 163) e do Grupo 282 do Ferro (Covilhã) uniram esforços para participar na maior atividade escutista digital e de rádio do mundo. Através de uma estação conjunta da AEP instalada na escola sede do nosso Agrupamento, as crianças e jovens conseguiram cruzar fronteiras geográficas e conectar-se com milhares de escoteiros
espalhados pelos quatro cantos do planeta.
A edição deste ano do JOTA-JOTI assumiu como tema central «Um Mundo de Paz e Inclusão». O lema desafiou os participantes a utilizarem a tecnologia para derrubar barreiras culturais e construir pontes de diálogo e respeito mútuo.
Durante as 48 horas de atividade, a base que juntou os escoteiros de Penamacor e do Ferro transformou-se num verdadeiro centro de comunicações global. Equipados com computadores e antenas de radioamador (com o suporte técnico de indicativos como CT7BAF, CT2IXQ e CT2JDW), os jovens dividiram o seu tempo entre a descodificação de código Morse, o envio de sinalética com bandeirolas e a participação em salas de conversação digital na internet.
O Clube Europeu recebeu os jovens nas suas instalações e congratula-se pela participação cívica e responsável da sua presença. No final, ainda nos presentearam com cartazes com mensagens em várias línguas, reforçando os laços entre as comunidades escutistas do interior do país, demonstrando que mesmo a partir de regiões com menor densidade populacional é possível liderar projetos de forte impacto tecnológico e multicultural.
Bem-haja a todos!




